Nova Friburgo é o município de estreia da quinta edição do Projeto Piano Brasil, que o pianista Miguel Proença desenvolve desde 2005, percorrendo de norte a sul do país. Ele se apresentará a partir das 21h no Teatro Municipal, no Suspiro, com repertório predominantemente clássico e algumas incursões pela música popular. Este ano a turnê percorrerá outras 20 cidades, incluindo o Rio de Janeiro, onde a apresentação acontecerá em setembro, na sala Cecília Meirelles.
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em homenagem ao Dia do Trabalhador, o recital vem causando a maior expectativa devido ao retorno do pianista à cidade. “Tenho forte ligação com Nova Friburgo, pois nas comemorações do centenário de nascimento de Villa-Lobos, idealizei o projeto Cantando Villa-Lobos, que abrangeu todas as escolas da rede municipal, culminando com um grande desfile de dez mil crianças na cidade, cantando as suas principais músicas”. Assim Miguel Proença lembra seus profundos vínculos afetivos e artísticos com a cidade que agora o recebe. “Foi um evento emocionante, que até hoje é lembrado”.
As comemorações do centenário de Villa-Lobos em Nova Friburgo foram promovidas no ano de 1987 e incluíram um evento por mês, com Miguel Proença ao piano e convidados especiais. As apresentações foram assistidas pelos alunos do município, que já chegavam ao auditório cantando. “Essas crianças hoje são adultos que desejam que eu volte a me apresentar”, diz o pianista. “Minha expectativa é tão grande que o primeiro recital do Projeto Piano Brasil V será no Teatro Municipal de Nova Friburgo, com meu próprio piano Steinway. Tenho um carinho muito especial por Nova Friburgo e pela sensibilidade do público, além dos grandes amigos que fiz através do Projeto Cantando Villa-Lobos”.
Vale a pena conferir o recital, cujo programa terá peças de Gluck Kempff, Bach, Chopin, Alberto Nepomuceno, Scriabin, Rachmaninoff e Debussy. Os convites de poltronas numeradas deverão ser retirados na Secretaria de Cultura (prédio do antigo forum) e no Centro de Turismo mediante a doação de uma lata de leite em pó, um remédio infantil ou um brinquedo usado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2522-9966. Classificação livre (menores, porém, devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis).
Um artista reconhecido no Brasil e no exterior
Doutor em música pela Escola Superior de Música de Hannover (Alemanha), membro do corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ex-secretário de Cultura do município do Rio de Janeiro, Miguel Proença é um artista em evidência no meio musical brasileiro há 40 anos e reconhecido como instrumentista por críticos nacionais e estrangeiros. Nascido em Quaraí (RS), município limítrofe entre o Brasil e o Uruguai, está radicado no Rio de Janeiro e já atuou em todos os estados brasileiros e em diversos países da Europa, Ásia e Américas, como camerista (em duos com Salvatore Accardo, Jean-Pierre Rampal, Leonard Rose, Paul Tortelier, Arto Noras, Janos Starker, entre outros) e solista.
Proença lançou inúmeros CDs de repertório internacional pelo selo Vox Classics, da Alemanha, com sonatas de Schubert e Chopin e pelo selo M.A Music International, o CD Brazilian Impressions. Miguel Proença é um artista Steinway e figura no Wall of Fame da Steinway&Sons em Hamburgo, Alemanha.
Em 2003, 2004 e 2005 realizou inúmeros recitais na Europa e no Japão.
Em 2004 e 2005 participou como membro do júri dos concursos: 5th International Tchaikovsky Competition, em Tóquio, Japão, Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta em Lisboa, Portugal e do XLVII Concurso Internacional de Piano – Premio Jaén, Espanha. Em 2006, juntamente com a atriz e cantora Bibi Ferreira, lançou o disco Tango, pelo selo Biscoito Fino –, escolhido como Melhor Disco de Língua Estrangeira, no Prêmio TIM de Música Brasileira. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Líderes e Vencedores, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, e o Prêmio Destaque Gaúcho, conferido pelo Programa Destaque Gaúcho.
Deixe o seu comentário