(SECOM) – Durante o Festival da Cultura Japonesa, no último fim de semana, na Praça das Colônias, no Suspiro, o presidente da colônia japonesa e da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Nova Friburgo, Motomu Watanabe, demonstrou imenso orgulho em participar da realização do evento que, para ele, marca o início de um grande projeto cultural, artístico e esportivo, que consiste na construção de uma sede para a colônia japonesa, com um complexo esportivo, no km 8 da Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, na localidade de Cardinot.
No local será construído ginásio poliesportivo com vestiários e restaurante, visando a acomodar os eventos realizados pela colônia durante todo o ano. Além do ginásio, o complexo pretende abrigar dois campos de softball, campos de gateball e um campo de beisebol.
Em seus agradecimentos ao prefeito Heródoto Bento de Mello, patrocinadores, apoiadores e imprensa, Motomu fez questão de destacar o Grupo Yakiyama pelo apoio. “São amigos que realizam importante trabalho social em diversas entidades, através de eventos em que servem o tradicional Yakissoba, e sem os quais a colônia japonesa de Nova Friburgo não estaria alcançando os seus objetivos”, frisou.
O prefeito Heródoto, que tem um carinho excepcional pela história de Nova Friburgo, disse emocionado em seu discurso que não tinha palavras para manifestar sua alegria em presenciar momento tão especial para ele e para toda a cidade, com a realização de um grande evento cultural e turístico e com tantas pessoas ilustres. “A colônia japonesa em Nova Friburgo é motivo de muito orgulho, desde a chegada dos primeiros colonizadores. Todos são cidadãos friburguenses. Os japoneses são elementos importantes para o desenvolvimento e a cultura, além de exemplo para a zona rural na formação de profissionais. Tenho respeito por todas as colônias, mas sinto-me orgulhoso das festividades em comemoração ao aniversário da cidade iniciarem com esse Festival da Cultura Japonesa em Nova Friburgo. Não sei se em outras cidades brasileiras todos os dias é hasteada a bandeira do Japão, mas aqui hasteamos e de todas as demais colônias”, destacou o prefeito, em tom descontraído.
Intercâmbio de Nova Friburgo como cidade gêmea de Kotu
Heródoto ressaltou o seu desejo em estreitar os laços com países estrangeiros, visando ao desenvolvimento econômico e turístico. E, para tanto, ressaltou que está criando uma secretaria especial para tratar de assuntos diplomáticos, tendo à frente o pastor Armindo Müller. O prefeito citou a proximidade dos 200 anos de Nova Friburgo e exortou os representantes das demais colônias para trabalharem igualmente à colônia japonesa. “Os japoneses saíram na frente. Agora vamos ver qual colônia mais vai acompanhar”, ressaltou.
O prefeito Heródoto conversou com o vice-cônsul Takeshi Imagawa sobre o seu desejo de incrementar um intercâmbio com jovens dos dois países, principalmente no turismo, recebendo grupos japoneses que estiverem no Rio de Janeiro para conhecerem Nova Friburgo, uma vez que os próprios japoneses instalados na cidade poderiam recepcioná-los, já que o idioma japonês exige muito conhecimento. Ele destacou para o vice-cônsul as inúmeras belezas naturais que atraem e enchem de encantamento os turistas, ocasião em que o presenteou com um livro da fotógrafa Regina Lo Bianco, destacando belíssimas paisagens friburguenses.
Em conversa informal, em que estavam presentes também os secretários de Turismo, Sergio Madureira, de Comunicação Social, Girlan Guilland, e de Cultura, Roosevelt Concy, falaram sobre a possibilidade de reflorestar a cidade com o plantio de mudas, como, por exemplo, cerejeiras. Todos demonstraram muito interesse com a ideia que, com certeza, foi uma entre muitas que surgiram durante todo o dia de estadia do vice-cônsul.
Durante almoço típico japonês, na própria Praça das Colônias, o prefeito Heródoto, acompanhado dos secretários de Comunicação, de Turismo e de Agricultura, Roberto Wermellinger, tratou de outros assuntos relacionados ao intercâmbio entre os dois países. Com os secretários de Comunicação Social, jornalista Girlan Guilland e de Turismo, Sergio Madureira, o presidente da Renmei - Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira no Estado do Rio de Janeiro, Akiyoshi Shikada, abordou temas relativos à irmanação da cidade japonesa de Kotu, para que organizem a vinda de um grupo daquela região à cidade. Segundo Shikada, por exemplo, há 40 anos a cidade do Rio de Janeiro mantém irmanação com a cidade de Kobe, sendo que, em julho próximo, está prevista a vinda de um grupo de japoneses à Cidade Maravilhosa.
Centro Esportivo Japonês terá área de 13 mil metros quadrados na Estrada Friburgo-Teresópolis
Acompanhado ainda dos secretários Frank James Fernandes (Esportes) e Hélio Gonçalves Côrrea, o prefeito foi com a comitiva japonesa (vice-cônsul Imagawa, senhor Akiroshy e o presidente da colônia local, Motomu Watanabe) visitar a área, de 13 mil metros quadrados, às margens da RJ-130, onde os nipo-brasileiros estão propondo a construção do centro poliesportivo para as modalidades de softball, gateball e beisebol.
“Será a realização de um antigo sonho. Há dois anos temos mais de 30 pessoas, entre jovens, homens, mulheres e idosos, praticando esportes como softball e baseball. São crianças e idosos que têm a possibilidade de uma atividade esportiva de integração”, disse Marcelo Murata, técnico do time Nova Friburgo Baseball, cujos integrantes também estiveram presentes à visita na tarde do último sábado, 25.
Deixe o seu comentário