As pessoas já começam a ver circulando pelas ruas e praças de Nova Friburgo um ciclista com uma bandeira amarela pendurada em sua bicicleta, dando a impressão de um manifesto ou uma campanha. Acertou quem apostou na segunda opção. Trata-se de Carlos Alberto da Cruz, fotógrafo e cinegrafista por profissão, pintor de quadros e ciclista nas horas vagas. Devido aos apertos por que tem passado no trânsito, inclusive, tendo se envolvido em um acidente com um ônibus, da Cruz, como é conhecido, decidiu empreender a campanha de conscientização de motoristas.
A decisão foi tomada pelo ciclista há cerca de 15 dias quando andava de bicicleta no Centro e foi abalroado por um ônibus urbano, sofrendo uma queda em seguida. Felizmente ele não se feriu. Apenas amargou o prejuízo material pela reposição do farol e do retrovisor. Lembrou-se também de um amigo, trabalhador, chefe de família, que convalesce há quatro anos, vítima de atropelamento quando andava de bicicleta, indo para o trabalho. Na ocasião, o rapaz teve uma perna esmagada.
A bicicleta, da Cruz já possuía. Depois, prontificou-se a arranjar uma bandeira para iniciar a campanha, a fim de que os motoristas tenham mais cuidado com os ciclistas. Com a ajuda de Eduardo Vogt e José Alexandre, ambos da Associação Comercial, e da ABS Bandeiras, conseguiu a bandeira com a inscrição Atenção, motorista, ciclista na pista.
Da Cruz mora em Conselheiro Paulino e começou a divulgar sua campanha pelo sexto distrito, Centro, Olaria, Via Expressa e Cônego. Ele garante que a campanha está sendo bem aceita entre motoristas, ciclistas e pedestres, que se manifestam com buzinas, acenos positivos e palavras de apoio. O ciclista pretende prosseguir com a campanha por seis meses e pensa em encerrá-la em outubro com um passeio ciclístico. Mais informações e adesões à campanha Cuidado, motorista, ciclista na pista com o próprio da Cruz, pelo telefone 2527-6419.
Deixe o seu comentário