É hora de baixar as cartas

sábado, 26 de agosto de 2017

Para pensar:

"A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos.”

Molière

Para refletir:

“Quem não sabe dançar, põe a culpa na irregularidade do piso.”

Provérbio malaio

Obrigatório

O leitor por acaso acompanhou a sessão da última quinta-feira, 24, na Câmara Municipal?

Não viu?

Bom, assumindo que todos que se dispõem a ler jornal diariamente buscam estar informados sobre assuntos de seus interesses, o Massimo se permite dar um conselho: ao longo do fim de semana vá à página do YouTube na internet e procure pela sessão de 24 de agosto de 2017.

Faça isso.

Para ver direito

O leitor pode começar pelo grande expediente, quando os vereadores iniciam seus discursos.

Mas veja até o fim.

Os pronunciamentos foram bastante claros ao desenhar o momento de nossa política municipal, e abordaram todos os principais temas na agenda de debates.

Ponto decisivo

Existe uma expressão muito utilizada em inglês, point of no return, que em tradução livre seria algo como o ponto a partir do qual uma situação não tem mais volta.

A única opção é seguir até o fim, já não dá para recuar.

Pois bem, não seria exagero algum afirmar que a sessão da última quinta-feira marcou este ponto na relação entre governo e oposição.

Das duas, uma

Quando se perde a inibição para usar publicamente palavras como impeachment ou provas, não dá mais para prolongar.

É hora de baixar as cartas.

Claro que na vida real nada acontece da noite para o dia, mas uma certeza já podemos ter, depois de tudo o que foi dito: ou a oposição está blefando e sairá desacreditada deste episódio, ou então o governo terá algumas explicações a dar.

Vejam e julguem por si próprios.

Temas

Houve pronunciamentos sobre todos os principais temas do momento.

Saúde, nomeações, gratificações, (não) convocação de concursados, dupla função de motoristas de ônibus, tarifa social de água e esgoto, contratos emergenciais, eminência parda, rodeios, falta de palavra, além da conhecida leviandade do submundo fake dos difamadores em redes sociais, devidamente representados na audiência.

Sob vários aspectos, enfim, a sessão foi um tiro de canhão.

Condição (1)

O colunista mencionou a questão da dupla função, que vem sendo praticada em Nova Friburgo de forma acentuada desde que a Faol trocou de direção.

Pois bem, os leitores sabem que o prefeito Renato Bravo gravou vídeo durante a campanha posicionando-se radicalmente contra a prática, inclusive alegando razões de segurança.

Ao término da cerimônia de prestação de contas dos primeiros 200 dias de governo, o Massimo perguntou ao prefeito se sua posição continuava a mesma.

Condição (2)

Renato Bravo afirmou que sua opinião continuava a mesma que havia manifestado durante a campanha.

O prefeito, contudo, ponderou que o pagamento da tarifa será facilitado quando todos os usuários estiverem cadastrados no sistema de cartão, e que não haveria problema de sua parte caso a empresa comprove que todos os cobradores estejam sendo treinados e aproveitados em outros departamentos da empresa.

Paquera

A retomada do PSB friburguense continua a movimentar sutilmente os bastidores de nossa política.

Sem alarde, mas consistentemente.

O colunista pode afirmar, por exemplo, que o primeiro e o segundo suplentes do PDT na Câmara Municipal têm sido bastante valorizados por lá.

Não há mudanças à vista, mas as conversas parecem fluir bem.

Agenda serrana

O deputado estadual Paulo Melo (PMDB-RJ) cumpre agenda em Nova Friburgo nesta segunda-feira, 28.

O ex-presidente da Alerj sobe a serra para um encontro com os empresários do polo metalmecânico. Ele é esperado no início da tarde, e vai visitar empresas antes de palestrar no Senai.

Paulo Melo é autor de legislação que cria incentivos para as indústrias metalúrgicas.

Parabéns!

O bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso está completando 30 anos de sacerdócio, e para comemorar a importante data será celebrada missa em ação de graças às 10h deste domingo, 27, na Catedral São João Batista.

Trajetória

Nascido no Rio de Janeiro no dia 2 de fevereiro de 1957, Dom Edney foi ordenado sacerdote em 29 de agosto de 1987, por Dom Eugênio de Araújo Sales, na Catedral de São Sebastião, Rio de Janeiro.

A sagração como bispo foi realizada no dia 12 de março de 2005. Em 2010, Dom Edney foi nomeado bispo diocesano de Nova Friburgo pelo então Papa Bento XVI.

Toda a Diocese de Nova Friburgo está convidada a participar da celebração.

Cineclube Lumiar (1)

Amantes do cinema têm uma ótima programação em Lumiar neste domingo, 27.

Os parceiros da Tribuna Livre Cultural e do Cineclube Lumiar têm a honra de receber um dos mais importantes nomes do cinema brasileiro da atualidade: o cineasta paulista Beto Brant, diretor de filmes como “Ação entre amigos”, “O invasor” e “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”.

Brant virá a Lumiar apresentar seu mais novo filme, Pitanga, a partir das 19h.

Cineclube Lumiar (2)

Pitanga é um documentário de 2016 que investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antonio Pitanga que, dirigido por grandes cineastas – como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. –, foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro.

Cineclube Lumiar (3)
Na mesma sessão, terá ainda a apresentação do Manifesto Macumbacyber, curta de Brant em coautoria com o poeta Xarlô Andrade, que também assina a direção de arte de Pitanga, e ambos estarão presentes para um debate com o público após a sessão. A entrada é franca, e o Cineclube fica em frente ao famoso lago de Lumiar.
Simplesmente imperdível!

Fragilidade (1)

Um motorista ficou preso no estacionamento no supermercado Cavalo Preto durante mais de três horas, no início da tarde de sexta-feira, 25.

Outro condutor havia estacionado atrás de seu carro, impossibilitando qualquer manobra de retirada.

Fragilidade (2)

No fim, a situação acabou sendo bem compreendida, por envolver um drama pessoal comum.

O caso, no entanto, levanta questionamentos sobre a falta de um reboque que pudesse resolver o problema.

Respostas

O Massimo reconhece que o desafio publicado na sexta-feira, 25, não estava nada fácil. Ainda assim, os amigos Rodrigo Inácio, Silvio Poeta, Stenio de Oliveira Soares, Marcelo Machado e Cristielton Viana conseguiram identificar na imagem o pátio interior da Fundação Dom João VI.

Parabéns a todos!

Pergunta

O fim de semana é longo, e os amigos têm três dias para descobrir onde foi que o craque Henrique Pinheiro fez esta bela foto.

Dica: o local tem relevância histórica continental.

Boa sorte a todos.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.