Colunas
Cultura de Samba
Pinçado da Internet:
“Das mentiras, nem as sinceras me interessam.”
Cultura de Samba (1)
Formado pelas cantoras Margareth Farah; Lucia Helena Namer; Silvia Silva; Nayara Lopes (flauta e voz); Marcelo da Graça (cavaquinho); Marcelo Guerreiro (violão); Renan Knupp (percussão) e Victório Silva (percussão), o grupo friburguense Cultura de Samba estreou nesta sexta, 24, seu novo show, no Teatro Municipal de Teresópolis.
Com cinco anos de estrada, o grupo friburguense apresentou o “Tributo às Damas do Samba”, dirigido pelo professor músico Marcelo da Graça, com direção vocal do maestro querido Alfredo Cunha e consultoria artística de Raquel Nader.
Cultura de Samba (2)
No repertório, grandes clássicos eternizados nas vozes de Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Aracy de Almeida, Elza Soares, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Jovelina Peróla Negra, entre outras.
A releitura dos clássicos foi pontuada por curiosidades biográficas das eternas divas da nossa MPB.
O show desembarcará em Nova Friburgo em dezembro, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura.
Mercoserra (1)
Na última quarta-feira, 23, no Parque Aquático do Nova Friburgo Country Clube, representantes dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis reuniram-se para o pontapé inicial das ações do Mercoserra, uma agência de intercâmbio e fomento entre as três cidades.
O encontro foi capitaneado pelo empresário Júlio Cordeiro.
Por lá, estavam o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, e alguns poucos membros do governo; o prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, com uma forte e numerosa comitiva (secretários municipais e empresários); e representantes de Teresópolis – os secretários das pastas de Turismo e Cultura.
Mercoserra (2)
Durante todo o dia, diversas dinâmicas setoriais iniciaram seus trabalhos, nas áreas de Comunicação, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.
A idéia é unir as três cidades fazendo circular produtos físicos, intangíveis e a memória histórica, fortalecendo a opção da serra fluminense como destino turístico em suas várias vertentes.
Luz
Nem tudo está perdido.
Um jovem de Niterói participou da Assembleia da Juventude da ONU, que aconteceu de 9 a 12 de agosto em Nova Iorque.
O estudante de Direito da UFF Raphael Costa foi convidado por conta da atuação nas pastorais sociais da Igreja Católica no Estado do Rio, além do serviço voluntário que desenvolve em Moçambique, na África, com crianças e adolescentes na periferia e nas aldeias rurais.
Durante uma semana, Raphael participou de diversas reuniões, discussões, painéis e encontros.
78 – Musical
A boa notícia é a volta do espetáculo “78 – Musical”, já visto por mais de duas mil pessoas, ao Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura.
O musical, que é um revival dos anos 70, escrito por David Massena, produzido por Rafaela Dugin e dirigido pelo ator e diretor Bernardo Dugin volta à cena nos dias 6, 7 e 8 de outubro.
Depois segue para o Teatro João Caetano, no Rio, e Aparecida, em São Paulo.
Jadler
O produtor Jadler Silva está só sorrisos. E não é para menos.
Acaba de emplacar mais um talento friburguense pela agência que leva o seu nome.
O jovem friburguense Arthur Codeceira foi pinçado para participar, no fim de semana passado, do Programa Criança Esperança, na Rede Globo.
Arthur esteve na bancada atendendo as ligações ao lado dos artistas da Rede Globo.
O top talentoso foi descoberto por Jadler e já fez parte do casting de diversos desfiles.
Selem
Para celebrar o fim do mês de agosto, após um longo inverno, o chef Alexandre Selem desembarca em Friburgo nesse fim de semana.
E anuncia o já tradicional e concorrido almoço rico em especiarias e alquimias, que acontece no Horto Conquista.
O banquete árabe, que reúne os pratos tradicionais para deleite dos elegantes da cidade, tem início às 12h, no sábado, 26, e domingo, 27.
FIT
O fim de semana é todo do Festival Intercolegial de Teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores, que chega à sua décima edição.
Este ano o homenageado é o saudoso diretor e fundador do Grupo Gama, Jaburu, que dá nome ao evento e aos troféus, criados pelo artista plástico Felga de Moraes.
Até domingo, uma maratona de espetáculos, no Teatro Sania Cosmeli, em vários horários, agita a cidade.
Mais blues
Sábado, 26, no Beer Tiquim e domingo, 27, no Loft, acontecerá o encontro de Nei Correas e Ismael Carvalho.
Nei Correas, gaitista top do Rio de Janeiro, ex-integrante da banda de Jerry Adriani, retorna
a Nova Friburgo para mais duas apresentações, após o sucesso dos shows que realizou aqui na cidade em maio passado.
Dono de uma técnica aprimorada e domínio das gaitas diatônica e cromática, com um estilo que transita pelo blues, pop, MPB e jazz com muita personalidade.
O músico será acompanhado mais uma vez pelo guitarrista friburguense Ismael Carvalho e banda.
Liberdade (1)
Capitaneado pelos secretários estaduais de Cultura, André Lazaroni, e Administração Penitenciária, Cel. Erir Ribeiro, no dia 5 de setembro, durante a 17ª Edição da Bienal do Livro, acontecerá a mesa de debate sobre a Remissão de Pena pela Leitura.
Com as presenças do desembargador Siro Darlan; da professora Elizabeth Sussekind; Dr. Marcello Oliveira; coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário da Defensoria Pública, João Gustavo Fernando Dias; da brilhante Drª Marcia Maria Badaró Bandeira; Andre Fernandes e Geovani Barbosa de Lima.
Liberdade (2)
O mediador do encontro será Juca Ribeiro, superintendente de Leitura e Conhecimento.
No Rio de Janeiro, 188 internos participam do projeto “Remissão pela Leitura”, da área de Inserção Social da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), uma forma de agregar conhecimento e remir a pena.
Vinte unidades prisionais do sistema penitenciário possuem bibliotecas e são de responsabilidade dos internos.
Liberdade plena através da literatura, pois não é necessário que um funcionário tenha que abrir e fechar diversas portas para liberar o acesso.
David Massena
David Massena
David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário