Brecht, crítico social

sábado, 26 de agosto de 2017

Fábula

Dionysio – ou Dionyso, nome de Baco, nascido na cidade de Nysa, onde tinha um soberbo templo e onde havia sido criado.

(Dicionário da Fábula – Ed. Garnier – Paris)

Linha do Tempo

“A vida é uma peça de teatro razoavelmente boa com um terceiro ato mal escrito.”

Truman Capote

Brecht, crítico social

Eugen Bertholt Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 — Berlim Leste, 15 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século 20. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia, o Berliner Ensemble, realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.

Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

Em 1927, Brecht conhece o músico Kurt Weil, e dois anos depois a parceria renderá talvez sua obra mais popular, a "Ópera dos Três Vinténs",  (Die Dreigroschenoper, cujo número musical de abertura, "Die Moritat von Mackie Messer" se tornaria um dos grandes standards do jazz norte-americano pela mão de Louis Armstrong, com o nome de "Mack the Knife"). O período é de grande produtividade para Brecht, que sempre coloca uma incisiva crítica social em suas obras, além de um humor cínico, que causam escândalo na República de Weimar.

Com a ascensão do regime nazista, Brecht sai da Alemanha rumo à Suíça, depois para a França e finalmente Dinamarca. São desse período as peças "Terror e Miséria do Terceiro Reich," "A Vida de Galileu" e "Mãe Coragem e seu filhos". Com a invasão da Dinamarca pelos alemães, refugia-se finalmente em Nova York, em 1941, e pouco depois passa a trabalhar em Hollywood.

Em 1947, retorna a Berlim,  na parte reservada à Alemanha Oriental. Ali funda, e a partir de 1949, dirige, juntamente com sua mulher, o Berliner Ensemble, companhia teatral onde se encenavam principalmente suas peças. Em 1954, dois anos antes de sua morte por ataque cardíaco, o dramaturgo iniciou a publicação de suas obras completas.

Considerado um dos autores mais importantes do século XX, Brecht dava grande importância à dimensão pedagógica de seu teatro, que caracteriza-se pelo cunho narrativo e descritivo, apresentando os acontecimentos sociais procurando ao mesmo tempo entreter e fazer refletir. Não se limita a explicar o mundo, se dispõe a modificá-lo.

Brechtianas

“Para quem tem uma boa posição social, falar de comida é coisa baixa. É compreensível: eles já comeram.”

“Há homens que lutam um dia, e são bons; há outros que lutam muitos dias, e são muito bons; há homens que lutam muitos anos, e são melhores; mas há os que lutam toda a vida, esses são os imprescindíveis!”

“O que não sabe é um ignorante, mas o que sabe e não diz nada é um criminoso.”

“Tenho muito o que fazer. Preparo o meu próximo erro.”

“Quando o delito se multiplica, ninguém quer vê-lo.”

“As revoluções se produzem nos becos sem saída.”

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.