Posicionamentos

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Para pensar:

"A utopia é, provavelmente, um dispositivo social necessário para gerar os esforços sobre-humanos sem os quais nenhuma grande revolução é alcançada.”

Eric Hobsbawn

Para refletir:

“Quando o rato ri do gato, há um buraco por perto.”

Provérbio nigeriano

Posicionamentos

A mensagem pingou no WhatsApp no fim da tarde de terça-feira, 22, instantes antes do início da sessão ordinária na Câmara Municipal que sabidamente teria a presença de diversos protetores de animais.

A Prefeitura havia acabado de divulgar nota oficial, através da Subsecretaria de Bem-estar Animal, afirmando não apoiar a realização deste tipo de evento.

Aspas

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal, como o próprio nome preconiza, é contrária a qualquer ato de crueldade com os animais, incluindo-se, obviamente, os rodeios. Vale ressaltar que a Subea está, desta forma, coerente e inserida na proposta do governo Renato Bravo. O chefe do Executivo municipal já se posicionou recentemente como aliado da causa animal ao anunciar que pretende transformar Nova Friburgo em Cidade Amiga dos Animais, portanto, qualquer prática fora deste contexto não tem e não terá apoio desta gestão.

Interpretação

Considerando que a nota foi divulgada pela Secom, ela ganha status de posicionamento oficial do Palácio Barão de Nova Friburgo.

O que significa dizer que a base de governo deve ter liberdade para votar o projeto, uma vez que seria muito difícil imaginar a liderança de governo orientar o voto contrário a uma iniciativa vinda de um vereador que sempre apoiou o governo e foi - a essa altura já não é mais segredo - convidado para assumir a própria liderança de governo.

Futurologia

Muitas vozes ainda não se pronunciaram sobre o caso, mas a tendência neste momento é claramente pela derrubada do projeto.

A pressão popular tem sido grande.

Basta dizer que no momento da sessão a petição já havia coletado mais de 26 mil assinaturas.

Boa notícia

O mais importante, no entanto, foi observar que os dois lados deste debate deram exemplo de bom comportamento durante a sessão.

A presença policial foi grande, mas felizmente nenhuma intervenção se fez necessária.

Quando o presidente Alexandre Cruz informou aos manifestantes que o Regimento Interno não permite a manifestação da assistência, todos conservaram o silêncio, manifestando seus posicionamentos através de cartazes e das próprias presenças.

Ou seja: como sempre deveria acontecer.

Dica cultural

O autor Nestor Lopes e a editora Above convidam para o evento de lançamento do livro “Causos Madalenenses - Histórias da Terra de Dercy”.

A cerimônia está marcada para sexta-feira, 25, no restaurante Varandas da Serra, na Rua Barão de Madalena.

O início está marcado para 21h, mas uma hora antes o autor já estará presente para receber os leitores.

Para quem gosta de estrada e cultura, eis uma boa sugestão.

Respostas

O Massimo convocou, e os leitores atenderam.

Reconheceram na foto de ontem, 23, a imagem do Imaculado Coração de Maria na igreja de São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras, os amigos Stenio de Oliveira Soares, Silvio Poeta, Antônio Carlos Bueno, José Nilson, Rosemarie Künzel e Rodrigo Inácio, além do vereador Joelson do Pote e de algum(a) leitor(a) que o Massimo não conseguiu identificar, pois respondeu através de uma conta empresarial.

Parênteses

O Massimo pede a compreensão dos leitores para que não enviem respostas através de páginas empresariais.

Por motivos evidentes, não dá para abrir esse tipo de precedente, ok?

Sem pergunta

Excepcionalmente a coluna de hoje não terá desafio aos leitores.

A brincadeira, no entanto, volta em nossa edição de sexta-feira, 25.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.