Nova Friburgo marca presença este mês no mundo das artes na capital fluminense. A artista que mora na cidade serrana, Rose Aguiar é destaque em três exposições com seus trabalhos. Ela se dedica há 35 anos a xilogravura, desenhos, aquarelas e fotografias. Friburguenses que viajarem ao Rio poderão conferir o talento de Rose nas mostras Entre Cores, no shopping Cassino Atlântico, em Copacabana; Carpintaria para Todos, no Jóquei Clube e Arte de Portas Abertas, no Centro Municipal de Cultura Laurinda dos Santos Lobo, no bairro Santa Teresa.
A exposição Entre Cores segue até o próximo dia 25 e é realizada pela Anjos Art Gallery com a curadoria de Maria dos Anjos Oliveira. A abertura ocorreu no último fim de semana. A visitação é de segunda a sábado, das 13h às 20h. Já no Jóquei Clube, Rose integra a coletiva Carpintaria para Todos, na qual a participação dos trabalhos é por ordem de chegada dos artistas. A mostra vai até a próxima segunda-feira, 21, e figura como uma releitura do evento homônimo realizado há cinco anos no Liceu de Artes e Ofícios, paralelo a 30ª Bienal de São Paulo. A proposta da coletiva é criar um espaço experimental de colaboração desdobrando-se em múltiplos debates.
Na mostra Arte de Portas Abertas - Novas Poéticas, Nova Friburgo é representada com os trabalhos de Rose e de Marília Jaci. A coletiva reúne mais 16 artistas plásticos e pode ser apreciada até o próximo dia 3 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 18h, no Centro de Cultura Laurinda dos Santos Lobo. Em Friburgo, o talento de Rose pode ser conferido este mês no Galpão das Artes, em Mury.
Rose Aguiar é uma artista visual com graduação Educação Artística na Faculdade Bennett e três pós-graduações. Já participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e também em Nova York, Portugal, Osaka, Paris e Milão, além de congressos de arte-educação nacionais e internacionais. Atuou durante 30 anos como professora de artes, já participou de catálogos de arte e teve a orientação de Lia do Rio e Márcia Zoé Ramos.
Deixe o seu comentário