Colunas
As lojas são as janelas da alma da cidade. Viva o comércio friburgense!
Quando vi a capa da estação de embarque, com aquela cerveja espumante, não tive dúvidas – eu bebo todas que o Caderno Z me oferecer em sua bandeja literária. Minha estreia será com uma “Bräun&Bräun” que se destaca “pela tonalidade dourada e suave”. Delícia! Afinal, temos que festejar o 4 de agosto, Dia Internacional da Cerveja” que, aliás, parece ser todo dia. Se as origens da cerveja são tão antigas, imaginem que os sumérios ficavam “alegrinhos além da conta após ingerir uma bebida fermentada...”. Bem se vê que a cerveja resistiu aos tempos e se transformou na gelada mais quente.
A “loura” também tem raízes antigas, pois já tivemos, em 1893, a “Cervejaria Beauclair”. Será que por esse grande feito virou nome de rua? Aqui foi criada a “Beer Alliance – Nova Friburgo e Região” – uma associação representativa das empresas no ramo que abrange doze cidades. Vale conferir! Para festejar as dicas de Leo Arturius sobre cinema e a finalização das obras da Central de Negócios da Associação Comercial, que tal uma cervejinha? Mas, nada de abuso porque precisamos de sobriedade para trocar a marcha literária, em “Sobre Rodas”. O professor Madeira explica sobre “bielas e virabrequim” e sua função no “sobe e desce dos pistões...” e muito mais. Valeu, professor, por suas aulas maravilhosas! Da maior importância também é o texto - “Meritocracia: preservação das desigualdades”, do professor Ricardo Lengruber. – “Cada um colhe o que planta” é o que o dito popular pontua. Entretanto, nem todos podem plantar em boas terras com as melhores sementes.
Vinicius Gastin nos trouxe notícias sobre o projeto “Bom de Bola Bom na Escola” que emocionam! Como é bom saber que há pessoas trabalhando pelo bem de uma comunidade, em especial, pelos jovens. O projeto festeja 29 anos – “com o objetivo de tirar as crianças das ruas através do esporte e valorizar a educação, transformando um pequeno atleta em um grande cidadão”. No depoimento de Walace Piran está contida a máxima de um mundo melhor. Parabéns a todos!
Muito solidária a campanha do Rotary Clube de Nova Friburgo que doou 250 cobertores e 400 kits para exames de hepatite C ao Hospital Raul Sertã. Nesses gestos solidários, podemos entender bem o “Pinçado da Internet” que David Massena escolheu para a edição – “Você é o que você espalha e não o que você junta”.
Em “Há 50 Anos”, o professor Jamil El-Jaick fora intitulado – “espírito vibrante e indomável, intemerato e mestre de fibra...”, que com seu “férreo idealismo” seria capaz de assumir a liderança de um movimento estudantil. Boas lembranças e merecida homenagem quando seu nome foi escolhido para o colégio estadual.
O carnaval de 2018 parecia longe, mas, a ordem do desfile já está definida e agora já podemos dizer - mãos aos bordados e... Viva a fantasia! Passarela do Samba, a Avenida Alberto Braune está reluzente na foto que ilustra o noticiário sobre os festejos do Dia do Comércio, para o próximo dia 21 de agosto. As lojas não vão abrir, viu, gente. Mas, em compensação, nos demais feriados até o fim do ano, o comércio está autorizado a funcionar. Quem bom, pois as lojas são as janelas da alma da cidade.
Quando se fala em comércio, lojas iluminadas, pessoas remexendo prateleiras, falamos em vida, em movimento sadio. Contudo, há um tipo de empreendimento ganhando mais e mais espaço no país – “o comércio de votos”. Como bem definiu Massimo – “vender voto não é apenas um ato mais profundo de egoísmo. É também uma demonstração de pouca inteligência”. Falando nisso, o “Editorial” destaca a “Proposta de Projeto de Lei de iniciativa popular” em prol da redução de “513 para 300, o número de deputados federais e pela metade a quantidade de senadores”. Tenho uma contraproposta – redução de seus salários para a metade e ainda seria muito. Redução de assessores e nada de mordomias. Aumento? - Só para a jornada de trabalho. Como todo trabalhador decente, cada um que arque com suas despesas e se vire na corda bamba!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário