História em duas rodas

sábado, 29 de julho de 2017

Fábula

Lei – divindade alegórica, filha de Júpiter e de Temis. Representa-se na figura de uma mulher moça, com um cetro na mão.

(Dicionário da Fábula – Ed. Garnier – Paris)

Linha do Tempo

Liberdade, fraternidade e igualdade… e de vez em quando, velocidade”

(Motoqueiro anônimo)

História em duas rodas

O aparecimento da motocicleta deu-se no ano de 1869 e com o francês Louis Perreaux e o americano Sylvester Roper que, ao mesmo tempo e sem se conhecerem, tiveram a ideia de criar um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor. Nessa época, os meios de transportes principais, como os navios e as locomotivas eram movidos a vapor tanto na Europa como nos Estados Unidos da América (EUA) e isso serviu de inspiração tanto a Perreaux como a Roper.

A máquina foi construída com um motor a carvão vegetal de dois cilindros, com bielas ligadas a uma manivela na roda traseira. Tratou-se da primeira experiência em adaptar um motor a vapor para os veículos mais leves. Muitas outras experiências sucederam e mesmo com o advento do motor a gasolina, as experiências continuam.

Para muitos, a invenção da moto só aconteceu a partir do momento em que os veículos de duas rodas começaram a circular com motores de combustão interna. Nesse sentido, o primeiro a fazê-lo com sucesso foi o alemão Gottlieb Daimler que, em conjunto com Wilhelm Maybach, em 1885, instalou um motor a gasolina numa bicicleta de madeira adaptada.

A primeira fábrica de motos surgiu em 1894 na Alemanha e chamava-se Hildebrand & Wolfmüller. No ano de abertura foram produzidos mais de 200 veículos, o que foi um autêntico sucesso comercial.

O nascimento de uma lenda

Harley Davidson é uma empresa de motos norte-americana fundada na cidade de Milwaukee, estado de Wisconsin, no início do século XX, no ano de 1903. O seu aparecimento deve-se à ação de dois jovens, William S. Harley e Arthur Davidson, que resolveram instalar um motor num quadro de uma bicicleta, com o intuito de se deslocarem de uma forma mais rápida e confortável nas subidas e competições. Este feito foi um tremendo sucesso na época e isso permitiu lançar as bases de uma das empresas de motos que viria a ser uma das mais conhecidas em todo o mundo.

Atualmente, a Harley Davidson é uma das marcas de referência no motociclismo mundial. A marca americana está presente em todos os continentes e produz cerca de 280 mil motos por ano. Também se destaca a diversidade da sua oferta, que oferece mais de 28 modelos diferentes para todos os gostos nos mais de 1300 postos de vendas espalhados em todo o mundo.

A marca também comercializa roupas e acessórios e distingue-se, principalmente, pela venda de atitude e estilo de um “motard” e esse é o verdadeiro espírito da Harley Davidson.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.