Colunas
Recesso na Câmara chega ao fim
Para pensar:
“Enquanto a apatia age como uma aliada meu inimigo e eu somos um só.”
Autor desconhecido
Para refletir:
“Nada se pode esculpir sobre a madeira podre.”
Provérbio canadense
Próximos capítulos
De acordo com tabelas de sazonalidade de frutas aqui no Brasil, não estamos na melhor época para comprar abacaxis.
O governo, no entanto, tem alguns belos ananás para descascar neste início de segundo semestre que se aproxima, especialmente no que diz respeito à sua relação com a Câmara Municipal, cujo recesso termina neste fim de semana.
Marataízes é aqui (1)
Por um lado, existe a questão da própria representação do Palácio Barão de Nova Friburgo no plenário, que destoou bastante da postura inegavelmente conciliadora do prefeito Renato Bravo ao longo deste primeiro semestre de governo.
Houve uma série de comportamentos incompatíveis, muitos dos quais devidamente registrados.
A troca do porta-voz da prefeitura no Legislativo, no entanto, é articulação que envolve amarrar algumas pontas soltas e difíceis de juntar.
Marataízes é aqui (2)
Na saúde também é nítida a instabilidade, e a música da dança das cadeiras já pode ser ouvida ao longe.
Alguns desfalques previstos para o fim de junho foram adiados, mas a esta altura parecem inevitáveis.
Notícia, neste caso, será se alguns dos principais nomes da pasta não a deixarem nos próximos dias.
Marataízes é aqui (3)
Na fila de espera há, inclusive, vereador da base cuja permanência em plenário neste momento parece sacrificante para os dois lados.
Uma migração entre os poderes parece iminente, mas o cargo a ser ocupado ainda não pode ser antecipado.
O maior complicador aqui parece ser a rejeição ao nome entre a própria base governista.
Rotativo
Outra situação que parece pronta para ganhar os noticiários neste semestre é a implantação do estacionamento rotativo.
Resta saber sob quais termos.
No momento a Lei Orgânica veda a terceirização do serviço - postura com a qual a coluna concorda plenamente.
Mas, com tantos vereadores amarrados por nomeações, isso não significa muita coisa.
Rádio corredor
Nos bastidores muita coisa é dita, e nem todas, claro, são confirmadas pelo tempo.
Ainda assim, a aposta de algumas fontes quentes é pela terceirização.
E há quem vá mais longe e indique até quem seria o favorito para vencê-la, por mais insólito que isso seja.
Como sempre, o tempo dirá se tais vozes estavam certas ou não.
Mudas
Começou nesta sexta-feira, 28, semana o plantio de 200 mil mudas anunciadas como parte das celebrações dos dois séculos de Nova Friburgo.
É uma iniciativa muito bonita, mas que precisa ser feita com transparência e do jeito certo.
Um engenheiro florestal, por exemplo, falou em tom de desabafo que o local onde foi realizada esta primeira etapa do plantio não é o mais adequado às mudas utilizadas.
Novamente, o tempo dirá.
Aguardando
O colunista também solicitou formalmente à subsecretaria de comunicação que sejam informados os doadores, os vendedores e os valores de cada etapa do plantio, com comprovação documental.
Apesar de ainda não ter recebido resposta, o Massimo pressupõe que é de interesse do governo fazer tudo às claras.
Inesquecível
Conforme a coluna mencionou dias atrás, neste domingo, 30, o saudoso monsenhor Caetano Antônio Mielli estaria completando 95 anos de idade, se não tivesse nos deixado precocemente, em março de 1979.
Para celebrar a data, será celebrada missa em sua memória às 9h30, na matriz de Nossa Senhora das Graças, em Olaria, paróquia que ele implantou em 1947.
Orgulho friburguense (1)
Discreto e avesso a badalações, o friburguense Thiago Faria Fernandes é, já faz alguns anos, um dos mais destacados publicitários do Brasil.
Aos 37 anos de idade ele passou praticamente metade de sua vida prestando serviços para algumas das principais agências do país, e há três anos e meio trabalha na Rede Globo, onde assumiu contas importantes como a do Criança Esperança, entre outras.
Orgulho friburguense (2)
Thiago foi um dos idealizadores, por exemplo, do chamado Projeto Netuno, que levou a bandeira do Brasil e uma cápsula do tempo a águas profundas, como parte da celebração pelos 60 anos da Petrobrás.
Houve também importantes premiações, como a primeira colocação entre mais de sete mil inscritos no extinto prêmio Apple, quando ainda era estudante.
Orgulho friburguense (3)
Pois bem, a referência a Thiago não é gratuita.
Nesta segunda-feira, 31, Thiago embarca para New Jersey, nos Estados Unidos, acompanhado da esposa Aline Moreira Fernandes, também friburguense, e o filho do casal, Antônio, de três anos, onde dará início a uma nova fase de sua carreira, agora internacional.
O friburguense desembarca no hemisfério norte com um contrato de três anos, passível de ser renovado, para trabalhar com grandes contas da indústria farmacêutica.
O Massimo dá os parabéns a toda a família, e deseja muito sucesso na nova empreitada.
Recital no Casarão
O pianista Lauro Henriques apresenta o recital “Pássaro Azul”, no salão principal do Casarão do Barão, sede da Oficina Escola de Artes, em homenagem a Marly Pinel, personalidade querida da sociedade friburguense. O pianista, acompanhado por dois músicos, apresenta um eclético repertório de composições clássicas e populares. Na próxima quarta-feira, 2 de agosto, às 17h. Mais uma bela oportunidade para prestigiar e aproveitar as atrações dos festivais de inverno da cidade. Vale a pena conferir!
Respostas
O colunista se deixou levar pela beleza da foto de Henrique Pinheiro, e acabou pesando um pouco a mão no desafio de sexta-feira, 28, um tanto carente de pontos de referência.
Ainda assim, Stenio de Oliveira Soares, Silvio Poeta e Rodrigo Inácio conseguiram identificar na bela cruz retratada um detalhe da Igreja de São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras.
Eventuais respostas enviadas após o fechamento da coluna serão reproduzidas em nosso próximo encontro.
Pergunta
Além de matar quase todas as charadas publicadas por aqui, o parceiro Stenio de Oliveira Soares enviou uma foto que mais parece uma pintura impressionista, registrando mais um carrinho de mão que foi aproveitado como detalhe arquitetônico em nossa cidade.
De novo não é um desafio fácil, mas como os leitores são craques e temos três dias para “caçar este pokemon”, o Massimo ousa perguntar: que lugar é este, minha gente?
Boa sorte, e um ótimo fim de semana a todos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário