A segunda edição da exposição Cabras da Serra está movimentando diversos pontos da cidade. Aberta dia 10, a mostra vem revelando o talento dos artistas plásticos de Nova Friburgo e região que capricharam no visual das cabras - 38 adultas e 12 filhotes. As criações estão expostas até 30 de junho em vários espaços de Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e do Centro. A iniciativa está movimentando os distritos e cumprindo com a proposta de levar arte e cultura aos friburguenses e turistas. Os trabalhos estão agradando em cheio a um público de todas as idades.
Outro objetivo da exposição, idealizada por Carlos Pinho, é estimular a reflexão e a troca de ideias. Em sintonia com essa proposta, o artista Ayres Moura criou a “Cabra dos pássaros livres”, um manifesto artístico pela erradicação do hábito de criar pássaros em gaiola. A cabra, decorada com dois pássaros esculpidos pelos artista, foi criada com objetivo de conscientizar adultos e crianças a não aprisionarem as aves.
A criação está exposta na loja Coisas Nossas, em São Pedro da Serra, e vem acompanhada da gaiola de soltar passarinhos. “Criei essa gaiola para mostrar que podemos transformá-la em um objeto decorativo e deslocar sua função principal que é a de tolher a liberdade. Afinal, quem ama de verdade prende?”, destaca o artista. Para reforçar ainda mais sua proposta, Ayres criou o seguinte slogan: “Criar pássaro preso é cafona!!! O barato é criar bicho solto”.
Extinção de espécies
Segundo as estatísticas, o Brasil é o terceiro país do mundo em variedade de aves. Apesar dessa diversidade, há décadas várias espécies de aves vêm sofrendo grandes impactos, seja pelo tráfico de animais silvestres, pelo desmatamento das florestas ou pela ausência de programas de arborização urbana. Esses fatores vêm acarretando o desparecimento de diversas espécies devido à perda do habitat.
Para mudar esse panorama, os órgãos ambientais aconselham à comunidade a recusar a captura, compra e comercialização de animais silvestres; não manter animais em cativeiro e não aprisioná-los, especialmente as aves; além de persuadir as pessoas para que mudem de comportamento.
Vale destacar que segundo o artigo 225 da Constituição da República, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécies da fauna silvestre. Também é crime praticar atos de abusos, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, de acordo com o artigo.
Deixe o seu comentário