As obras de conclusão da reforma e da ampliação da Praça das Colônias, na Praça do Suspiro, vão recomeçar na próxima semana, informou nesta terça-feira, 18, o secretário municipal de Obras, Marcelo Veloso Faria. Os repasses de verbas do governo federal foram, enfim, regularizados e o espaço deve ficar pronto em até três meses.
“Na semana que vem vou emitir a autorização para que a construtora retome as obras. Estavamos só aguardando a nomeação de um fiscal para isso. Cerca de 60% da reforma está pronta. Faltavam apenas alguns ajustes, como pintura, por exemplo”, disse Faria.
Em fevereiro deste ano, o prefeito Renato Bravo foi a Brasília para tratar das pendências que faltavam para a liberação de recursos. O problema foi resolvido e, em junho passado, retomou o contrato com a construtora. O espaço, entre o Teatro Municipal e a capela de Santo Antônio, foi afetado pelo deslizamento de uma encosta do Morro do Teleférico durante a catástrofe de 2011.
A revitalização do local é um dos planos do governo para comemoração do bicentenário do município no próximo ano. O espaço deve ganhar uma área coberta e um restaurante. O anfiteatro, no fundo da Praça das Colônias, será reaberto em agosto para as apresentações do Festival de Inverno promovido pela prefeitura entre os dias 21 de julho a 6 de agosto.
As obras realizadas pela Caledônia Construtora Ltda, empresa vencedora da licitação, começaram no início em junho de 2015, mas foram interrompidas três meses depois. O ponto turístico deveria ter sido reaberto no início de 2016. A reforma faz parte de um convênio firmado entre o município e o Ministério do Turismo, intermediado pela Caixa e, segundo a placa fixada no local, foi orçada em R$ 497.370.
A Praça das Colônias foi criada para a divulgação da cultura das nações que participaram da colonização de Nova Friburgo. Há anos, o ponto tinha uma forte referência cultural, com diversas celebrações típicas dos povos colonizadores destacando costumes e tradições valorizados pelas colônias alemã, espanhola, portuguesa, suíça, húngara, austríaca, italiana, japonesa, libanesa e pan-africana.
Deixe o seu comentário