E o mundo termina em pizza!

sábado, 08 de julho de 2017

Fábula

Heróis – eram homens que se assinalavam pela excelência de suas ações, e que muitas vezes depois de sua morte se contavam entre os deuses.

(Dicionário da Fábula – traduzido por Chompré – Ed. Garnier – Paris)

Linha do Tempo

“Quanto mais fome você tiver, mais tempo a pizza vai demorar pra chegar”.

“Mais pizza, por favor”

E o mundo termina em pizza!

Engana-se quem acha que a pizza teve a sua origem na Itália. Existem diversas versões sobre o seu descobrimento, mas a principal delas afirma que a Pizza foi descoberta pelos egípcios há 6.000 mil anos atrás. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

Os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam trigo, amido e água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", era muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de “piscea”. Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão.

Os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e, por causa das cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo, em seguida, incrementada, dando origem à pizza que conhecemos hoje.

A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas a partir deste momento ela se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro. O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985, sendo reservado para este fim o dia 10 de julho.

Pizza em fatias

  • Em julho de 2014, uma pizzaria da cidade de Canela registrou o recorde de maior pizza do país, ao preparar a peça com 3,11m de diâmetro e 156,11 kg.
  • A maior pizza do mundo registrada no Guinness Book foi feita na Itália e batizada de “Ottavia” (homenagem ao primeiro imperador romano). Sua dimensão é de 40 metros de diâmetro.
  • A mais antiga pizzaria que se conhece está em Nápoles e foi fundada em 1830. A pizza margherita também surgiu nessa cidade, em 1889, feita de encomenda para o rei Umberto I e a rainha Margherita.
  • Em 1957, as pizzas congeladas são introduzidas no comércio americano pelos Celentano Brothers, convertendo-se no alimento congelado mais popular do país.
  • Você já ouviu falar no World Championship Pizza? É um campeonato que elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. Existe, inclusive, um hall da fama onde os melhores de diferentes categorias ganham destaque.
  • A focaccia é um dos mais antigos e populares pães italianos. Há quem diga que a verdadeira pizza italiana foi uma tentativa de adaptação da focaccia. A verdade é que desde o surgimento da pizza, o prato passou por diversas transformações. Já a receita da focaccia permanece inalterada.  
  • Durante o século XIX, a pizza era na Itália a base da alimentação das pessoas.  Por lá, a pizza estava presente no café da manhã, almoço e jantar.
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.