Inativas antecipadas

terça-feira, 04 de julho de 2017

Inativas antecipadas

A Caixa Econômica Federal vai antecipar o calendário de pagamento das contas inativas do FGTS para quem faz aniversário em dezembro. Os pagamentos da última fase terão início no próximo sábado, 8. A CEF informou ontem, 3, que mais de 2,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir do mês de julho. O valor total disponível para saque neste mês ultrapassa R$ 3,5 bilhões.

*****

Independentemente das datas, as pessoas que fizeram aniversário nos meses anteriores ainda podem sacar os valores ou transferi-los para suas contas-correntes. O prazo de saque das contas inativas do FGTS encerra dia 31 de julho e não deve ser prorrogado, segundo a Caixa. Assim como ocorreu nas fases anteriores, mais de 2 mil agências da Caixa estarão abertas das 9h às 15h no sábado, exclusivamente para o pagamento das contas inativas e esclarecimento de dúvidas sobre o tema.

Dívidas parceladas

Começou ontem, 3, o prazo para os microempreendedores individuais (MEIs) pedirem o parcelamento de dívidas com a Receita Federal. Os débitos apurados na forma do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (Simei) até a competência do mês de maio de 2016 poderão ser pagos em até 120 prestações.

*****

O pedido de parcelamento deverá ser apresentado até 2 de outubro de 2017, das 8h às 20h, horário de Brasília, exclusivamente por meio do site da Receita Federal , do portal e-CAC ou do portal do Simples Nacional. É a primeira vez, desde a criação do MEI, em 2009, que o governo abre um programa de parcelamento de débitos.

Atendimento ampliado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) da Câmara deverá analisar amanhã, 5, projeto de Lei do Senado que obriga os serviços de atendimento telefônico das prestadoras a receber também ligações provenientes de linhas móveis. O projeto estabelece que os serviços de atendimento telefônico das prestadoras de serviços regulados deverão aceitar ligações provenientes de telefones fixos e móveis. Caso contrário, estarão sujeitas às sanções previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor.

Moda íntima agregada

Empresas do polo de moda íntima de Nova Friburgo e de joias e bijuterias do Rio de Janeiro poderão ter seus negócios alavancados por meio da participação no Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae será coordenada pelo Sistema Firjan no Estado do Rio. De acordo com Ana Carla Torres, coordenadora de Moda do Sistema Firjan, a proposta do Procompi é capacitar gratuitamente 26 empresas de joias e bijuterias e moda íntima para o desenvolvimento conjunto de produtos de alto valor agregado. O programa contará com a formação de 13 duplas de empresas, cada uma composta por uma indústria de confecção e outra de joias.

*****

O projeto foi elaborado em conjunto com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest) e o Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias).
As empresas interessadas poderão pleitear a adesão ao programa por meio do preenchimento de um formulário diagnóstico, que estará disponível no site do Sistema Firjan entre 5 e 13 de julho. 

Sebrae capacita

O Sebrae destinou este ano R$ 350 milhões em ações e projetos destinados às micro e pequenas empresas que queiram se engajar no empreendedorismo tecnológico, inovador e sustentável. Todos os anos, o Sebrae deve aplicar, no mínimo, 20% de seu orçamento global nessa área. Mas, nos últimos três anos, a média tem sido de 35%, segundo a entidade. Os recursos poderão chegar aos pequenos negócios por meio de projetos desenvolvidos pelo Sebrae e seus parceiros em diversas áreas, de consultorias a subsídios.

*****

De acordo com o Sebrae, essa parceria pode, por exemplo, identificar os gargalos das empresas e apontar soluções. A meta do Sebrae em 2017 é atender 150 mil micro e pequenos empresários. A estratégia é criar um ambiente de negócios no qual os investidores não tenham medo de investir nos pequenos negócios.

Devedores aumentam

A Serasa Experian registrou 61 milhões de pessoas inadimplentes em maio no Brasil. Segundo a empresa, trata-se do maior número desde que foi iniciada a série histórica, em 2012. Apenas em maio, cerca de 900 mil brasileiros passaram a integrar a lista de devedores da Serasa. As principais causas da inadimplência continuam sendo a crise econômica, especialmente o desemprego. Em maio de 2016, havia 59,5 milhões de pessoas com nome sujo, de acordo com a Serasa.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.