Festa e homenagens celebram o centenário de Afrânio do Valle

quarta-feira, 22 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Festa e homenagens celebram o centenário de Afrânio do Valle
Festa e homenagens celebram o centenário de Afrânio do Valle

Uma noite de celebração a uma personalidade que marcou a história de Nova Friburgo. Assim pode ser definida a comemoração dos cem anos de Afrânio Veiga do Valle, médico que atuou por vários anos no município e é filho do saudoso Galdino do Valle Filho, criador do Dia da Criança. A festa do centenário, prestigiada por autoridades e representantes do setor cultural e artístico do município, movimentou o tradicional casarão da família na noite do último sábado, 18, na avenida que leva o nome de Galdino, no centro da cidade. Afrânio, que atualmente reside em Niterói, completou um século de vida oficialmente no último dia 12, mas decidiu subir a serra para comemorar o aniversário de maneira bastante especial, com direito, inclusive, a queima de fogos.

A comemoração contou com a participação da banda Campesina Friburguense que, a pedido do aniversariante, apresentou uma seleção de dobrados. Ao fim da primeira parte do concerto, a diretoria da banda fez a primeira homenagem da noite a Afrânio do Valle, condecorado pelo presidente Carlos Magno da Silva, o Maguinho, com o título de sócio honorário da Campesina. O aniversariante também recebeu de outros membros da diretoria um diploma de reconhecimento por sua dedicação à banda. “Esse é um momento histórico para a Campesina”, disse o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Alberto Carvalho Mello, que leu um texto sobre Afrânio e sua profunda sensibilidade “na arte de conduzir a vida”.

Emocionado com a homenagem, Afrânio fez questão de fazer um agradecimento público. “Tanta delicadeza, amizade e bondade comoveram o meu coração”, disse o aniversariante, aplaudido de pé pelos músicos da banda e convidados. A filha Gilda também agradeceu as condecorações e ao maestro da Campesina, Marcus Almeida, por incluir os dobrados no repertório. “Meu pai é uma pessoa abençoada e essas homenagens são um alegria para todos nós da família”, disse.

Uma noite de pura emoção

O prefeito Heródoto Bento de Mello, presidente de honra da Campesina, também discursou. “Estou aqui em nome de todo o povo friburguense pelo que a sua história representa para a cidade. Você é para nós um monumento histórico e que Deus o abençoe e o conserve ainda por muitos anos”, disse ele ao aniversariante, que estava acompanhado da esposa Thereza, dos filhos Gilda e Ronaldo, dos netos e bisnetos.

A Câmara Municipal de Nova Friburgo também prestou homenagem ao aniversariante. O vereador Isaque Demani entregou uma placa alusiva ao centenário de Afrânio e destacou a importância da data histórica para o município. A comemoração prosseguiu com a segunda parte do concerto da Campesina, encerrado com o tradicional Parabéns em duas versões: a do autor desconhecido e a composta por Villa-Lôbos, com letra de Manuel Bandeira.

A série de homenagens da noite foi encerrada pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), que presenteou o aniversariante com um painel de fotos e uma camisa do grupo. À frente da homenagem, o fundador do grupo, Julio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, o presidente Chico Figueiredo e o presidente de artes visuais, Felga de Moraes. Os bisnetos de Afrânio não foram esquecidos e receberam do filho de Felga, Humbertinho, um texto sobre o centenário do bisavô. “Esse é um momento histórico para Nova Friburgo e para nós, do Gama”, concluiu Jaburu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade