Nova gestão da Faol começa mal com governo

quinta-feira, 01 de junho de 2017
Foto de capa
Leões — O assunto é meio que recorrente, mas não tem como evitar. Muitos leitores têm manifestado preocupação quanto ao estado dos leões que guardam as entradas da antiga casa do Barão de Nova Friburgo, na Praça Getúlio Vargas. A aparência, como mostra a nítida foto que ilustra esta coluna, é de que as esculturas estariam enferrujadas. Se houver qualquer informação a este respeito que possa ser passada à população, a coluna terá prazer em publicar.

Para pensar

“A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.”

Milton Santos

Para refletir

“Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.”

Provérbio árabe

Preocupante

O Massimo deu a notícia em primeira mão, e tem acompanhado com atenção a transição na direção da concessionária de transporte coletivo em Nova Friburgo.

O colunista não disse à época, até mesmo para não causar alvoroço, mas o discurso interno que anunciou a aquisição da empresa foi qualquer coisa de assustador.

Falou-se ali, em tom de brincadeira, coisas sérias demais para que sejam reproduzidas aqui.

Resta torcer para que seja tudo brincadeira mesmo.

Mau começo

O Massimo sempre torce para que tudo dê certo, e não fica jogando gasolina onde existem brasas.

Mas o fato é que a relação da nova administração da Faol com o governo começa muito mal.

A retirada dos dez ônibus e a relutância em trazê-los de volta apesar da determinação do Palácio Barão de Nova Friburgo sugere uma postura preocupante, para dizer o mínimo.

Resta esperar que os ponteiros sejam ajustados logo, e da melhor maneira possível.

Alô, Smomu

E já que falamos em transporte, fica um registro que pode interessar à Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana.

A Rua Farinha Filho tem registrado grande quantidade de carros em fila dupla em horários de maior movimento.

Algo completamente incompatível com o fluxo atual, desde que passou a receber carros nos dois sentidos da Rua Augusto Spinelli.

Explicando

Não se trata apenas do gargalo que se cria, atrasando ainda mais nosso já arrastado trânsito.

Existe também um fator de risco envolvido, uma vez que os carros que tomam a via pelos dois lados são obrigados a se espremer para alcançar a única pista liberada, e isso muitas vezes acontece no susto, porque a fila dupla começa logo no início da rua, surpreendendo a quem termina de fazer a curva.

O Massimo sabe que o contingente é limitado, mas fica a sugestão para uma operação de educação no trânsito.

Apoio ao Turismo

A Assembleia Legislativa vota nos próximos dias o Projeto de Lei 2319/2016, de autoria da deputada Zeidan (PT) que reconhece o interesse turístico de Nova Friburgo.

A medida é fruto de parceria com o vereador Norival Espíndola, que ainda em 2016 a procurou com a proposta, e não é puramente retórica.

Atualmente, poucos municípios preenchem os requisitos para pleitear esse título, que abre portas para a captação de recursos no âmbito público.

Aspas

“Este é um projeto importante, que idealizamos juntos ainda em 2016. Acreditamos que Nova Friburgo tem um enorme potencial turístico e essa lei possibilitará que o município venha a pleitear verbas federais e estaduais exclusivamente para o setor de Turismo”, comentou Norival.

Com o título de cidade turística, também passa a haver maior divulgação junto aos materiais oficiais do governo do Estado.

Tribuna presa

A edição de AVS de quarta-feira, 31 de maio, publicou ato da Câmara Municipal alterando detalhes importantes da Tribuna Livre.

O colunista lamenta essa situação.

A ferramenta representa - ou representava - um importante canal de interatividade junto à população, e existem meios de resguardar a Casa Legislativa do uso político ou indevido da tribuna, sem calar a voz de quem desejaria fazer bom uso da palavra.

Para quem assiste de fora, foi uma decisão infeliz da atual legislatura.

Resposta

Salvo engano do colunista, tivemos apenas dois vencedores no desafio da palmeira, publicado nesta quarta.

O ex-vereador Cláudio Damião e o incansável Silvio Poeta, que a cada dia sai rodando pela cidade em busca das imagens retratadas.

As árvores fotografadas podem ser vistas tanto na Rua Farinha Filho quanto na Travessa São João, ambas no Centro da cidade.

Parabéns aos dois.

Pergunta

A bonita fachada capturada pelas lentes afiadas de Regina Lo Bianco é de uma instituição centenária.

Alguém se arrisca a dizer qual é?

Em tempo: a foto mostra também o quanto essa fiação exposta polui nossas paisagens.

E aí, governo, vamos retomar as conversas sobre a fiação subterrânea?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.