Frizão viaja neste sábado para final da Taça João Ellis

segunda-feira, 20 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Friburguense viaja neste sábado, 18, para o Rio de Janeiro, onde, neste domingo, joga no Maracanã, às 13h15, com o Tigres, pela final da Taça João Ellys Filho. O último treino do tricolor antes deste jogo será neste sábado à tarde e, logo após, o elenco janta e viaja para o Rio de Janeiro.

Todas as atenções do tricolor serrano estão voltadas para a partida, que possibilitará ao Frizão a conquista de um troféu de campeão após 11 anos (o último foi em 1998, quando o Fri ganhou a 2° divisão carioca). O clima não poderia ser melhor, pois o Fri disputará um título no maior estádio do mundo e com todas as possibilidades de sair vitorioso, já que, sem desmerecer o time caxiense, o Fri tem melhor elenco, individualmente está mais bem entrosado e na última vez que pegou o Tigres, dia 12 de março, pela Taça Rio, o resultado foi vitória: Friburguense 2 x 1, com gols de Cadão e Hércules.

Para o jogo deste domingo o técnico Cleimar Rocha conta com o retorno de Sérgio Gomes, Cadão e Gilson, que não atuaram domingo passado contra o Madureira, na semifinal, quando o Fri ganhou o direito de passar à final por 5 x 4 nos pênaltis, depois de 2 x 2 no tempo normal.

Além do troféu que receberá se ganhar o título, o Frizão receberá R$ 25 mil, o que ajudará muito nas despesas de hospedagem, transporte e alimentação do elenco.

O técnico Cleimar Rocha faz segredo da escalação, muito embora a tendência seja Adriano, Sérgio Gomes, Cadão, Walace e Gilson, Bidu, Cassiano, Alex e Victor Hugo, Ziquinha e Hércules.

Outro fator importante está no gol tricolor, pois, ao que tudo indica, o goleiro Adriano estará fazendo sua última partida como jogador profissional, pois ele já anunciou que encerrará sua carreira, apesar de vários pedidos, inclusive de diretores do tricolor para disputar o campeonato estadual de 2010. “Tenho 40 anos, já sei o que quero, todo profissional tem que ter consciência da sua hora de parar. Já fiz muito pelo futebol, tive momentos de tristezas e alegrias, mais alegrias, e vou pensar nos pedidos para ficar, mas hoje o pensamento é de despedida. Por isso quero este título, para encerrar a carreira com chave de ouro”, afirmou o goleiro, que é um dos ídolos dos torcedores de Nova Friburgo.

Acerj está na vice-presidência da Abrace

Fortaleza sediou recentemente o 35° Congresso da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) e o atual presidente, Aderson Maia Nogueira, foi reeleito por unanimidade para novo mandato de quatro anos. O presidente da Acerj, Eraldo Leite, foi eleito primeiro vice-presidente, enquanto Carlos Alberto Castilho, presidente da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará (Aclep) ficou com a segunda vice-presidência.

Das 27 associações filiadas à Abrace, 26 compareceram e votaram na chapa única, denominada Fiori Gigliotti, homenagem ao renomado locutor esportivo paulista. Curiosamente, apenas a Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo (Acesp) não compareceu ao Congresso Anual da Abrace. Os trabalhos foram secretariados por Cláudio Perrout, membro do Conselho Superior da Acerj, que recebeu elogios dos participantes.

Uma das mais importantes discussões foi sobre a limitação da atuação dos repórteres de rádio e televisão nos campos de futebol. O presidente da Acerj, Eraldo Leite, fez uma exposição de como tem sido tratado o problema no Rio de Janeiro, estado onde primeiro foi implantado o novo sistema. Ressaltou que os tempos são outros e hoje a televisão paga direitos de transmissão e exige uma imagem limpa. No Rio de Janeiro chegou-se, com negociação e bom senso, a um sistema de trabalho que permite à televisão fazer suas entrevistas isoladamente, sem necessidade de proibir as entrevistas de rádio. Com ordem e disciplina, todos os veículos conseguem transmitir a seus ouvintes e telespectadores o fundamental de uma transmissão: a notícia.

O jornalista Francisco José, da Rede Globo de Televisão, fez uma das palestras, lembrando seus tempos de cronista esportivo, as lutas da Abrace (da qual foi presidente) e como passou a ser reconhecida pela CBF para fazer o credenciamento dos profissionais de imprensa nos jogos de futebol. Assim como as inúmeras negociações para pacificar e unificar a categoria, dando voz a todos os cronistas de todas as regiões do País.

Empolgado, contou histórias de sua trajetória, a maneira como quebrou tabus e paradigmas. Rejeitou convites da TV Globo para viver no Rio e até para ser correspondente internacional em Londres, preferindo sempre viver em sua Recife (embora seja natural de Crato, Ceará). Só deixou a crônica esportiva para enveredar pelo caminho das reportagens sobre meio ambiente, que lhe permitiram conhecer o mundo todo, os dois polos, os sete mares, os cinco continentes. Por fim, fez uma revelação: na renovação do contrato com a Globo pedirá para cobrir a Copa da África. “Nem minha mulher sabe disso”, contou.

Chico José acabou por presidir, a convite do presidente Aderson Maia, a assembleia geral, que elegeu a nova diretoria.

Outra palestra que prendeu a atenção dos congressistas foi a de Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda e atualmente deputado federal. Contou passagens do início de sua vida profissional como cronista esportivo, comentarista da Rádio Educadora do Nordeste. Ciro Gomes falou sobre economia, política e a chance que o Brasil terá de sediar pela segunda vez uma Copa do Mundo, em 2014. Defendeu que o Brasil precisa e pode dar um grande exemplo de sua capacidade, pois o que gastará é insignificante se comparado aos benefícios para o país. No caso dos estádios “não se deve cultuar a mediocridade”, disse o parlamentar cearense. “Se é possível fazer a adequação dos que já existem, ótimo. Caso contrário, é preciso partir para a construção de novos estádios. Não vão virar elefantes brancos”, frisou.

Duas associações se credenciaram a sediar o próximo congresso: Associação Mineira de Cronistas Esportivos (Amce) e Associação de Cronistas Esportivos do Piauí (Acepi). Em votação apertada, Minas venceu por dois votos de diferença e o congresso de 2010 será em Belo Horizonte. A Amce levou documentos assinados pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, se comprometendo oficialmente a sediar o congresso. (fonte: Acerj)

Montanha Cup recebe inscrições até dia 23 deste mês

As inscrições para o Montanha Cup terminam dia 23, portanto, os organizadores pedem a todos os interessados em participar que não deixem para a última hora, principalmente porque na próxima semana há dois feriados, um nacional e um estadual.

O Montanha Cup reúne os principais atletas de ciclismo do estado do Rio de Janeiro e o coordenador Orlando Mieli espera contar com a colaboração de todos para realizar um grande evento.

Rodada dupla na Friburgo AM

Neste domingo

Estádio Maracanã - 13h15

FRIBURGUENSE X TIGRES DO BRASIL

Final da Taça João Ellys Filho - 16h

BOTAFOGO X FLAMENGO

Final da Taça Rio

Comando: Fernando Bonan

5 Toques

1- AUTOSSUFICIENTE

Apesar do nome da Taça João Ellys Filho ser amplamente divulgado na imprensa carioca, certo radialista passou os 90 minutos do jogo com o Madureira, no Maracanã, falando Taça João Ennes Filho. Aparentemente ele quer brilhar mais que o Cruzeiro do Sul e não aceita que também erra. Aliás, no jogo com o Duque de Caxias, em Nova Friburgo, ele já havia trocado o nome de vários jogadores.

2- AUTOSSUFICIENTE II

Este mesmo coleguinha foi convidado pelos demais da imprensa para uma reunião, a fim de discutir o tratamento dado por alguns dirigentes do Fri à categoria, mas não aceitou. Ele deve se achar superior a toda a imprensa.

3- GINÁSTICA

Está tudo certo para o retorno do Festival Nacional de Ginástica, no segundo semestre, em Nova Friburgo. A professora Silvana Noel está acertando data, local e horário, mas já garantiu que o evento reunirá as principais companhias de ginástica do país.

4- SKATE

Nesta sexta, 17, fez um ano que o deputado estadual Olney Botelho teve indicação aprovada na Alerj pedindo a construção de uma pista de skate em Nova Friburgo. O problema é que, apesar da boa vontade e do esforço de Olney, nem o governo estadual nem o municipal se manifestaram até agora sobre a reivindicação dos skatistas locais, luta esta que já dura 11 anos.

5- SKATE 2

Quem desejar ajudar o projeto dos skatistas deve fazer contato com Wilson pelo telefone (22) 9993-2097 ou e-mail bmxnf@ bol.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade