Prefeito faz entrega oficial da LDO para 2010

segunda-feira, 20 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O prefeito Heródoto Bento de Mello entregou oficialmente na última quarta-feira, 15, ao presidente da Câmara Municipal, Sérgio Xavier, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício do ano de 2010. A LDO versa sobre todas as prioridades e metas do orçamento público do município e aponta a direção e etapas de investimentos do dinheiro do contribuinte.

A lei foi entregue antes do prazo estabelecido e, segundo o prefeito, representa todo o desejo de transparência, trabalho e planejamento que o cidadão friburguense espera do governo municipal. Heródoto ressaltou ainda a importância da matéria em questão, que é um símbolo da vontade do Executivo em cumprir os objetivos de crescimento econômico e social do município. “Estamos entregando a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010 com alguns dias de antecedência, para que a Câmara e a população tenham a nítida certeza de que estamos trabalhando e planejando a Nova Friburgo do futuro. Eu, como prefeito, tenho a consciência de que sou gestor não apenas de uma cidade, mas de todo o município, inclusive da natureza esplêndida que reside nele”, explicou Heródoto.

Os vereadores presentes, além do presidente Sérgio Xavier, Reinaldo Rodrigues, Isaque Demani, Manoel Martins e o líder do governo, Marcelo Verly, representaram a Câmara no gabinete do prefeito e agora prosseguirão com a análise da lei entregue pelo chefe do Executivo, que no ato estava acompanhado dos secretários Geral de Governo, Braulio Rezende; de Gabinete, Annita Ferro; de Comunicação Social, Girlan Guilland, e de Fazenda, Antônio Carlos Teixeira. “O governo demonstra responsabilidade ao cumprir o prazo legal para encaminhamento da LDO. Trata-se de um instrumento de planejamento governamental da mais alta importância. Debateremos o assunto na Câmara e, mais uma vez, os vereadores auxiliarão na governabilidade do município”, garantiu o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Marcelo Verly.

 

Estratégia, prioridades e metas

Em seu artigo 2º, o texto da LDO estabelece que as metas para o exercício financeiro de 2010 estão estruturadas de acordo com a estratégia do Plano Plurianual relativo ao período 2010-2013, assim refletida: “O futuro de Nova Friburgo fundamentar-se-á nos seus quatro conhecidos patrimônios: a natureza e a cidade, a história e o povo. Sobejamente está demonstrada a pujança da natureza do município de Nova Friburgo e o quanto ela representa para a comunidade. Nova Friburgo é, inquestionavelmente, um parque; é, em verdade, um parque habitado, de 1009 km², dos quais cerca de 3% apenas abrigam a cidade, seis vilas sedes de distritos - Campo do Coelho, Riograndina, Lumiar, São Pedro da Serra, Amparo - bem como um sem número de outras comunidades, vilas ainda não reconhecidas: São Lourenço, Centenário, Santa Cruz, Salinas, Barracão dos Mendes, Conquista, Três Cachoeiras, Pilões, Rio Grande de Cima, Janela das Andorinhas, Colonial 61, Vargem Alta, Bocaina dos Blaudts, Benfica, Tiradentes, Boa Esperança, Santa Luzia, Cascata, São Romão, Galdinópolis, Toca da Onça, Rio Bonito, Macaé de Cima, Theodoro de Oliveira (a Vila do Alto) e Cascatinha do Cônego, supondo Conselheiro Paulino, Varginha e São Geraldo como áreas integradas à cidade.

Enquanto a cidade constitui a coluna vertebral da nossa área urbana, as vilas se distribuem ao longo de nossas fronteiras como que guardando-as; assim, o prefeito é, na verdade, o gestor do município e o gerente das áreas urbanas”.

“É objetivo estratégico rever o conceito histórico de chão; promover o tempo da predominância da natureza à qual o homem tem que subjugar-se; conscientizar que o desenvolvimento não pode ser incontrolado e tem que se realizar sob a égide da natureza. Por esse caminho, para promover o seu desenvolvimento, fazer de Nova Friburgo pólo da acolhida e do conhecimento, vale dizer, do turismo e da cultura, pela natureza e pelo povo”.

“Conscientizar que mais importante do que a cidade é a natureza, reconhecendo que, se na cidade vive o homem, na natureza vive Deus”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade