Caixa paga lotes do FGTS

terça-feira, 09 de maio de 2017

Caixa paga lotes do FGTS

Começa na próxima sexta-feira, 12, o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto. Com o novo lote, 7,6 milhões de pessoas estarão aptas a sacar quase R$ 11 bilhões e terão parte do fim de semana para comparecer à Caixa Econômica Federal, que funcionará em regime de plantão. O valor disponível no terceiro lote equivale a 25% dos recursos disponíveis para pagamentos de todos os lotes. Além de atendimento exclusivo para as contas inativas neste sábado, 13,  as unidades da Caixa vão abrir mais cedo na sexta, na próxima segunda, 15 e terça-feira, 16.

Olho na Previdência

O presidente Michel Temer editará na próxima semana uma medida provisória (MP) ampliando o prazo de parcelamento da dívida dos municípios com o INSS para até 240 meses (20 anos). Hoje, municípios podem parcelar dívidas previdenciárias em até 60 vezes, desde que deem uma entrada de 20% do valor devido. O governo já aceitou aumentar esse prazo para 180 meses (15 anos), mas, de olho na reforma da Previdência, analisa estender para 240 meses, prazo pedido pelos prefeitos.

Zona Franca

O Espírito Santo poderá ganhar uma zona franca - área de livre comércio de importação e exportação e de incentivos fiscais. É o que propõe o Projeto de Lei do Senado apresentado pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). O projeto propõe que produtos nacionais ou nacionalizados destinados a pecuária, recursos minerais e matérias-primas de origem agrícola ou florestal, agropecuária e piscicultura, estocagem para comercialização no mercado externo, que entrem pela Zona Franca do Espírito Santo estejam isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação (II).

Chamada pública

Projetos para a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017) podem ser enviados até o dia 5 de junho para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento ocorre de 23 a 29 de outubro, com o tema "A matemática está em tudo". A chamada pública para financiamento de projetos, lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dispõe de R$ 5,54 milhões.  A expectativa é de que o edital selecione 170 propostas, número superior ao da primeira chamada pública da SNCT, que, em 2016, aprovou 89 projetos.

*****

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo MCTIC com a colaboração de empresas e órgãos públicas, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, secretarias estaduais e universidades. Em 2016, mais de 2,1 mil instituições cadastraram 92 mil atividades em 1.055 municípios de todos os estados.

Juros do rotativo caem

Um mês depois das mudanças nas regras do cartão de crédito, os juros do rotativo (também conhecido como pagamento mínimo), caíram pela metade. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e foram divulgados na segunda-feira, 8. De acordo com a entidade, as taxas passaram de 456,6% ao ano em março para 233,9% ao ano em abril. Esse recuo, explicou a Abecs, ocorreu depois que o Conselho Monetário Nacional (CMN) mudou as regras do cartão.

*****

Antes, o consumidor podia ficar indefinidamente no rotativo do cartão de crédito. Para isso, era preciso pagar apenas o mínimo a cada fatura. Esse procedimento, no entanto, levava ao superendividamento e a níveis elevados de inadimplência nessa modalidade. Em março, no entanto, o governo mudou essas regras. O consumidor passou a ter um limite para ficar no rotativo do cartão de crédito: somente 30 dias. Depois desse prazo, o cliente tem duas opções, ou ele paga a conta à vista ou parcela a fatura em até 24 vezes.

Correios mais caros

As tarifas dos serviços postais e telégrafos nacionais e internacionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos serão reajustadas em 7,485%.  Portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) determinando as mudanças foi publicada na segunda-feira, 8. A portaria mantém a aplicação linear do percentual sobre todo o rol de tarifas e preços públicos, líquidos de impostos e contribuições sociais na prestação dos serviços postais de monopólio. 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.