Neste sábado, 6, será inaugurada oficialmente em Nova Friburgo a Unidade Móvel Veterinária CPA. O evento acontece na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 10h às 16h. Além de apresentar todo o projeto que envolve a unidade, também haverá esclarecimentos sobre a importância da vacinação contra Leishmaniose e aplicação gratuita de antiparasitários Hertape contra pulgas e carrapatos em cães.
Equipada com aparelhos modernos e boa infraestrutura, a Unidade Móvel Veterinária é um projeto da Cooperativa de Trabalho de Proteção Animal de Nova Friburgo (CPA). Cedida pela iniciativa privada e com viabilidade técnica do Programa Sustenta-Vida da Universidade Federal Fluminense (UFF), a unidade foi criada com objetivo de realizar campanhas de castração em animais carentes, com o intuito de reduzir o número de cães e gatos abandonados pelas ruas da cidade, e atendimentos de urgência àqueles vítimas de maus-tratos.
De acordo com Luciana Silva, uma das participantes da iniciativa, a unidade móvel também deve atender animais de estimação de famílias sem condições de arcar com castrações ou pequenas cirurgias. “O projeto vai atender animais de rua e de famílias carentes que comprovem a impossibilidade de pagar por tratamentos. Vale reforçar que a unidade vai circular por bairros distantes, onde não há clínicas veterinárias”, esclarece ela.
A van conta com diversos equipamentos como mesa cirúrgica, autoclave para esterilização, respirador mecânico, kits cirúrgicos em quantidade suficiente para campanhas de castração e oxigênio, dentre outros. “A ideia é que as campanhas itinerantes cheguem aos bairros de Nova Friburgo, outras cidades da serra e Região dos Lagos”, afirmou o membro da Cooperativa de Trabalho de Proteção Animal, Adriano Freitas, em entrevista ao A VOZ DA SERRA em 2016.
Os insumos da Unidade Móvel CPA são cedidos pela empresa Virbac, indústria de origem francesa do ramo de produtos veterinários.
Adoção responsável
Neste sábado, 6, também tem feira de adoção de animais na Estação Livre (na antiga rodoviária), na Praça Getúlio Vargas. Organizada pela Subsecretaria Municipal do Bem-Estar Animal (Subea), a campanha acontece das 10h às 16h. Ao todo, 30 cachorros, aos cuidados de abrigos e de protetores de animais, estarão disponíveis para adoção.
Para efetivar a adoção e garantir que seja responsável, no dia do evento, será necessária a apresentação do documento de identidade e um comprovante de residência. Esta será a primeira campanha de adoção realizada pelo órgão. A expectativa é de que nas próximas edições outros animais, como gatos, também estejam disponíveis para adoção.
Deixe o seu comentário