Os medicamentos que estavam espalhados em vários setores do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, sem qualquer controle de estoque, voltaram para o almoxarifado central do município. A Secretaria Municipal de Saúde informou na última sexta-feira, 20, que a reorganização da distribuição dos remédios para os estoques das farmácias das unidades de saúde vai evitar prejuízos.
O valor dos medicamentos que estavam no hospital gira em torno de R$ 250 mil. No início deste mês, o governo informou que fez uma auditoria e descobriu que não havia controle adequado dos materiais retirados das farmácias e dos almoxarifados. Medicamentos e insumos acumulavam nos setores, o que dificultava o controle e a gestão sobre os estoques.
Os fiscais do Comitê Gestor encontraram durante a auditoria materiais e medicamentos sem controle de estoque, medicamentos de alto custo sem o conhecimento dos gestores das farmácias e dos almoxarifados, o que, segundo o governo, onerava de forma desnecessária a secretaria. A pasta informou que os medicamentos encontrados e estocados de forma indevida foram catalogados em planilhas.
“Sanado o problema no Hospital Raul Sertã, o Comitê de Gestão da Saúde pretende fazer diversas incursões com o mesmo objetivo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a fim de garantir total controle e gestão plena da saúde pública de Nova Friburgo, uma das principais metas do governo Renato Bravo”, informa a nota.
Deixe o seu comentário