Atividade agrícola será destaque em feira e congresso de amanhã até sábado na Queijaria Suíça

quarta-feira, 15 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Queijaria Suíça, localizada em Conquista, abrigará nestes dias 16, 17 e 18 o Congresso da Rio Eco Rural, que fará um balanço da economia rural do Rio de Janeiro. Simultaneamente, no mesmo espaço e período, também ocorrerá a primeira edição da Feira do Produtor (Fepro Rural), voltada à agricultura familiar, com exposições agrícolas, música, degustação de produtos rurais, proporcionando um encontro entre a cidade e o campo.

O Congresso Rio Eco Rural é uma realização da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Agrária, Rural e Pesqueira, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que tem como presidente o deputado friburguense Rogério Cabral. Construído em conjunto com parceiros de peso, como a Firjan, Embrapa, Sebrae, Banco do Brasil, Fecomércio e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, o congresso busca identificar os problemas atuais e mais urgentes do produtor rural.

Congresso terá a participação do governador Sérgio Cabral

O congresso, que contará com a presença do governador Sérgio Cabral em sua abertura, será dividido em cinco painéis, espalhados pelos três dias do evento. Na abertura haverá palestra sobre o agronegócio brasileiro com o ex-ministro Roberto Rodrigues.

Cada painel contará com mesas compostas por pequenos agricultores, representantes financeiros, legisladores ou vendedores, ou seja, todos que fazem parte da cadeia produtiva. A agricultura familiar, que movimenta R$ 60 bilhões por ano somente no Brasil, terá grande destaque durante a programação.

Também vale notar a presença prometida do atual ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que deverá marcar presença nos painéis do sábado, dedicados ao turismo rural, ecoturismo e meio ambiente. Entre os palestrantes vale destacar a presença dos empresários italianos Paolo Franchetti, que falará sobre o cultivo de pinhão manso como fator agregador de renda, e Elvio Divani, que junto a Daniele Dantas falará sobre a experiência do turismo rural em Valença e Conservatória. Outro destaque é a apresentação do projeto do trem turístico Cachoeiras de Macacu-Nova Friburgo, analisando as condições e a viabilidade do empreendimento.

Programação do Congresso

Dia 16/04

ABERTURA

10h – Governador Sérgio Cabral

11h – O agronegócio brasileiro –ex-ministro Roberto Rodrigues

PAINEL PECUÁRIA

14h – Melhoramento genético, inseminação artificial e controles de manejo – Felipe Picciani

15h – A produção e comercialização de leite e derivados – Cláudio Meireles e Sílvio Marini

16h – Defesa sanitária animal – Rômulo Spinelli e Cláudio Villela

17h – Fontes de financiamento – Clóvis Romário

Dia 17/04

PAINEL AGRICULTURA FAMILIAR

9h – Políticas voltadas à valorização da agricultura familiar – Christino Áureo

10h – O cultivo de pinhão manso como fator agregador de renda – Paolo Franchetti

10h30 – O papel da Abio na agricultura orgânica – Cristina de Brito Ribeiro

11h – A fruticultura e a agroindústria artesanal – Ricardo Mansur

PAINEL ENERGIAS RENOVÁVEIS

14h – Pesquisas voltadas para fontes de energia renováveis no Brasil – Maurício Tolmasquim

15h – Entraves ao aumento da produtividade e comercialização da cana de açúcar – Eduardo Crespo

16h – A experiência industrial de pequenos produtores de cana de açúcar de Campos – Frederico Paes

17h – Pesquisas com oleaginosas para produção de biodiesel – Wander Eustáquio de Andrade

Dia 18/04

PAINEL TURISMO RENOVÁVEIS

9h – O turismo rural e o ecoturismo no Estado do Rio de Janeiro – Márcia Lins

10h – A experiência do turismo rural em Valença e Conservatória – Elvio Divani e Daniele Dantas

11h – O projeto do trem turístico Cachoeiras de Macacu-Nova Friburgo – Paulo Gomes

PAINEL MEIO AMBIENTE

14h – As dificuldades na obtenção do licenciamento ambiental para Aquicultura – Benito Igreja

14h30 – Zoneamento agroecológico do Estado do Rio de Janeiro – Aluísio Granato

15h – Fiscalização florestal e gestão de áreas de preservação ambiental – André Ilha

16h – Legislação sobre o uso dos recursos hídricos – Marilene Ramos

Fepro Rural: o campo e sua gente em destaque

Paralelamente à Eco Rural acontecerá a primeira edição do Fepro Rural. A ideia é permitir aos produtores que exponham seus produtos, além de terem oportunidade de acesso a cursos de capacitação, seguros de saúde, entre outras coisas, proporcionando, na opinião dos idealizadores, um novo rumo para o meio rural.

A Fepro Rural é uma realização da Associação Comercial de Nova Friburgo (Acianf), em conjunto a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Sebrae, Banco do Brasil, Nova Friburgo Convention Visitors Bureau e Linha e Verbo. Durante os três dias de evento estandes de prefeituras e empresas mostrarão trabalhos e produtos da região, além da presença do Corpo de Bombeiros realizando testes sanguíneos, aferição de pressão, música e teatro, todos abertos ao público.

A escolha de Nova Friburgo para a realização desses eventos se deu por conta de sua localização, de fácil acesso para todos os municípios, além do fato da cidade ser uma das mais propícias para receber este tipo de atividade. Tanto que a rede hoteleira já está se movimentando para abrigar todo o público esperado.

A ideia por trás deste movimento é, segundo o deputado Rogério Cabral, reavivar na mente do estado a importância do meio rural para o equilíbrio de toda a região. Esta também é uma forma de levar mais recursos para os produtores, principalmente os menores, ligados à agricultura familiar, fornecendo-lhes maior acesso à cultura, educação, saúde e mais.

A Fepro Rural funcionará das 10h às 20h, na Queijaria Suíça, em Conquista. A entrada é franca. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade