Durante o último fim de semana não houve vacinação, mas a campanha de imunização contra a febre amarela em Nova Friburgo continuará em cinco postos de saúde do município. De acordo com o novo esquema da secretaria municipal de Saúde, as unidades oferecerão as doses das 9h às 16h.
A subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, explica que: “É importante frisar que não há falta de vacinas em Nova Friburgo. O estado está mandando as doses e temos estoque suficiente para dar sequência à imunização nesta semana. Então, as pessoas que ainda não tomaram a vacina não precisam se preocupar, porque as filas já estão bem menores”, afirma.
Ainda segundo Fabíola, as unidades que oferecem as vacinas são: a Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune (Suspiro); Posto de Saúde Tunney Kassuga (Olaria); Posto de Saúde Doutor Waldir Costa (Conselheiro Paulino); Posto de Saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo) e Posto de Saúde Ariosto Bento de Mello (Cordoeira).
Na próxima quinta-feira, 13, no entanto, é ponto facultativo no município e na sexta-feira, 14, é feriado (sexta-feira da Paixão).
Balanço
De acordo com os últimos dados divulgados pela Prefeitura de Nova Friburgo, cerca de 100 mil pessoas já haviam sido imunizadas até o início da semana passada. Agora, o objetivo é reduzir as doses diárias, para que a rotina das unidades volte ao normal.
Ao todo, no estado, já foram confirmados dez casos da doença em humanos; sendo sete registrados em Casimiro de Abreu, um deles com morte; um em São Fidélis; um em São Pedro da Aldeia; e uma morte em Porciúncula, no Noroeste fluminense. Em Nova Friburgo, no entanto, não há registros de caso da doença.
Quanto ao macaco encontrado morto no fim do mês passado, na localidade de Toca da Onça, nas proximidades da RJ-142 (Serramar), no distrito de Lumiar, a pasta informou que o laudo com a causa da morte deverá ficar pronto nos próximos dias. Há suspeita de febre amarela, devido à proximidade com Casimiro de Abreu, onde sete casos de infecção pela doença foram confirmados em humanos.
Deixe o seu comentário