Campesina encanta ao ar livre

terça-feira, 14 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Campesina encanta ao  ar livre
Campesina encanta ao ar livre

(SECOM) Em mais uma edição do projeto Banda na Praça, a Campesina Friburguense apresentou-se no Sábado de Aleluia, 11, às 18 horas, na praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo. Desenvolvido pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Cultura, a iniciativa tem o objetivo de resgatar e valorizar as músicas interpretadas por instituições musicais como as mais do que centenárias bandas de músicas, Euterpe Friburguense e Campesina Friburguense, que se apresentam alternadamente a cada segundo e último sábado de cada mês.

Com a chegada da noite, vento leve soprando para anunciar que lentamente o inverno se aproxima e o termômetro marcando 16ºC, os 40 componentes, aproximadamente, da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense iniciaram a apresentação tocando o Hino de Nova Friburgo, sob a regência do maestro Marcos Almeida.

O espetáculo, que durou uma hora, destacou alguns gêneros como dobrado, clássico e MPB. Entre o repertório eclético: Jubileu, de Anacleto de Medeiros; Dança Húngara Nº 5, de Johannes Brahms; as populares Alma latina e Piratas do Caribe; Samba do avião, de Tom Jobim; Travessia, de Miton Nascimento; Máscara do Zorro, de James Holmes e, encerrando, Aleluia, de Hendel.

Participação especial

A banda contou com a participação especial do músico friburguense Marcelo Oliveira, mais conhecido como Aritana, que atualmente reside em Curitiba. Marcelo entrou para a Campesina em 1982 e de 1986 a 1992 fez parte do Corpo de Bombeiros. Logo depois, mudou-se de Nova Friburgo e, atualmente, é clarinetista solista da Orquestra Sinfônica do Paraná, onde dirige dois grupos de música instrumental brasileira. A apresentação especial em função do reencontro com os colegas contagiou o público que aplaudiu a cada peça apresentada.

Quem não conseguiu estar presente, vale a pena anotar na agenda: ainda no dia 25 de abril, às 18 horas, a banda Euterpe Friburguense apresenta-se sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto e da cantora Jozi Lucka, que novamente interpretará músicas do compositor Antônio Carlos Jobim. No repertório: Eu sei que vou te amar, Desafinado, Anos dourados, Chovendo na roseira, Samba do avião, Garota de Ipanema, entre outras. E na sequência ao projeto, no dia 9 de maio, no mesmo horário, a Banda Campesina Friburguense se apresentará em mais uma edição do Banda na Praça.

O Projeto Banda na Praça foi criado pela Lei Municipal 3.703, tendo como objetivos o resgate e valorização da música e o fortalecimento de ambas instituições musicais - a Euterpe e Campesina -, que recebem, anualmente, R$ 60 mil do poder público. Além das apresentações públicas, as bandas disponibilizam, em contrapartida, bolsas de estudos para a comunidade, em suas respectivas escolas. Os interessados nos cursos devem informar-se na Secretaria Municipal de Cultura, localizada à praça Getúlio Vargas, 89 - antigo Fórum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade