Historiador Mário Curtis Giordani fará palestra em Nova Friburgo

terça-feira, 14 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O professor e historiador Mário Curtis Giordani estará em Nova Friburgo no dia 16, para proferir palestra sobre direito romano. Autor de mais de 20 livros sobre História do direito, o professor Giordani aceitou convite da Universidade Candido Mendes para se apresentar na Casa de Cultura (Praça Getúlio Vargas 86, Centro), a partir das 19h. O evento tem entrada franca, é aberto à população, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas na secretaria do campus local da Candido Mendes (Rua Professor Freeze 38, bairro Vilage).

Autor consagrado de mais de 20 livros e artigos em revistas acadêmicas, estudos de história do direito e de história da filosofia publicados na revista Vozes, Giordani tem seu trabalho reconhecido internacionalmente. Ele desenvolveu pesquisa na biblioteca do Instituto de Direito Romano da Universidade La Sapienza, em Roma, que resultou na obra O Código Civil à luz do direito romano.

Titular da cadeira de direito romano da Universidade Candido Mendes desde 1959, o historiador é especializado em história do direito, com formação em direito, filosofia, teologia e letras clássicas. Em outras instituições de ensino superior, integrou por diversas vezes comissões examinadoras de concursos para ingresso no magistério superior da UFF, PUC Rio, USP e Universidade Federal do Ceará.

Responsável pela presença de Mário Curtis Giordani em Nova Friburgo, a também professora de história do direito da Universidade Candido Mendes, Janaína Botelho, afirma que os alunos terão uma oportunidade única ao assistir à palestra. Recentemente ela participou da gravação de um DVD em que o historiador lhe concedeu sua primeira entrevista, falando sobre suas obras e explicando a importância de se entender a história para uma melhor compreensão dos dias atuais. A respeito disso ele escreveu o livro O Código Civil à luz do Direito Romano.

A palestra do historiador é uma realização da Universidade Candido Mendes, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Vale ressaltar que alunos da Ucam ganharão três horas de atividades complementares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade