O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, firmou com o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Ângelo Monteiro Pinto, uma parceria para recuperar rodovias estaduais que atravessam o município. A prefeitura vai entrar com o asfalto, produzido pela usina adquirida no governo anterior, e o órgão com a mão de obra e o maquinário necessário para a pavimentação de trechos esburacados.
“Saímos da reunião com a parceria sacramentada, restando apenas detalhes técnicos e burocráticos para o início dos trabalhos já em maio deste ano. O trabalho em conjunto com o DER-RJ vai proporcionar melhorias em estradas e a realização de pequenas obras, além da possibilidade de, finalmente, aproveitar o potencial da usina de asfalto”, comemorou Bravo.
O DER-RJ vem realizando parcerias com governos municipais porque obras de manutenção nas estradas (principal atribuição do órgão) estão suspensas devido à crise no estado. O departamento só realiza reparos nas vias em situações emergenciais, por causa da penúria, enquanto aguarda a aprovação do Plano de Recuperação Fiscal, que pode tirar o Rio de Janeiro do caos.
A parceria entre o DER-RJ e o município também é vista nos bastidores do governo como uma forma de dar uma função para a usina de asfalto, que, na avaliação de assessores do prefeito, “tornou-se um elefante branco e só dá prejuízo”. Renato Bravo está buscando outras formas de viabilizar o empreendimento, inaugurado pelo governo Rogério Cabral, em setembro de 2015, na Chácara do Paraíso. A usina tem capacidade de produzir 80 toneladas de massa asfáltica por hora.
Cinco rodovias
Nova Friburgo é atravessada pela RJ-130 (Teresópolis), RJ-142 (Serramar), RJ-148 (Carmo) e RJ-150 (São José do Ribeirão), rodovias estaduais sob responsabilidade do DER-RJ. A VOZ DA SERRA já noticiou a insatisfação de motoristas com o estado das estradas. O trecho RJ-116 que cruza a cidade é administrada pela concessionária Rota 116 e apresenta melhor conservação.
Na RJ-130, via do circuito turístico Terê-Fri, e na RJ-148 o asfalto é bom, em comparação com a RJ-142 e RJ-150, segundo avaliação de motoristas, mas falta sinalização e capina em alguns trechos. Na RJ-148, há um deslizamento de encosta, às margens do Rio Grande, no distrito de Riograndina, que preocupa quem trafega pelo trecho.
No início deste mês, moradores do distrito de Amparo realizaram um mutirão de capina e limpeza na RJ-150. A estrada é muito usada para escoamento da produção rural, mas devido ao excesso de buracos e falta de placas de sinalização, produtores sofrem com prejuízos. Falta pavimento no trecho que liga o loteamento Barroso e São José do Ribeirão, distrito de Bom Jardim.
Em dezembro do ano passado, às vésperas do ano-novo, A VOZ DA SERRA percorreu a turística RJ-142, que liga Nova Friburgo à Região dos Lagos, e mostrou buracos no asfalto, falta de capina e problemas de sinalização. Ao longo da estreita estrada, encostas têm risco de deslizamento. Em pelos menos três trechos da via houve queda de barreira e a terra ocupava meia pista. Motoristas desaceleravam os veículos nos locais para evitar que o carro escorregasse na via.
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