A consagrada atriz Fernanda Montenegro desembarca em Nova Friburgo na próxima semana com o projeto Caminhos da liberdade, uma iniciativa que alia objetivos culturais e educativos que vem percorrendo vários municípios do estado. O projeto chega à cidade na próxima terça-feira, 14, e contará com ampla programação de filmes estrelados por Fernanda Montenegro (ver box). Na quinta-feira, 16, o destaque da programação é a peça Viver sem tempos mortos. O espetáculo ficará em cartaz até domingo, 19, no teatro do Sesc, e é baseado em cartas escritas por Simone de Beauvoir, uma das mais importantes escritoras e pensadoras do século 20.
Com direção de Felipe Hirsch e direção de arte de Daniela Thomas, a peça traz detalhes da vida e da obra da autora de O segundo sexo, um dos maiores clássicos da literatura feminista mundial. Com muito talento e sensibilidade, Fernanda proporcionará ao público friburguense a possibilidade de vivenciar um encontro delicado, intimista e interativo com a personagem de Simone. Para a geração que viveu o período do pós-guerra, a montagem propiciará a aproximação com uma personalidade absolutamente influente no século XX, que atuou intensamente no campo da filosofia, da sociologia, da literatura, do comportamento e da contracultura, que culminou na revolução de 1968. Para o público jovem será uma oportunidade de conhecer um pouco da paixão, da energia, da audácia, e das contradições humanas de uma grande pensadora.
“Fui jovem numa época emblemática. Sou de uma geração pós-guerra que se pronunciava, que ia às ruas para pensar e sentir. Penso que devemos refletir sobre o nosso cotidiano cada vez mais saturado de esperanças reduzidas pela desinteligência e, infelizmente, pela brutalidade”, complementa Fernanda Montenegro.
Após o espetáculo Viver sem tempos mortos será promovido debate com a socióloga Rosiska Darcy de Oliveira. Haverá também sorteio de livros para o público. O espetáculo será encenado às 20h e o bate-papo acontece a partir das 21h10. Os ingressos a preços populares custam R$ 12. Comerciários, estudantes e idosos pagam R$ 6. Classificação: 16 ANOS.
Vale destacar que as exibições dos filmes são gratuitas e, ao final, a atriz participará de debates com o público. Trata-se de uma oportunidade imperdível para quem quiser conferir o talento de Fernanda e participar de enriquecedores debates culturais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2533-3993.
Confira a programação da mostra de filmes
Terça-feira - 14/04:
17h - Eles não usam black-tie
Contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 70.
Direção: Leon Hirszman. Elenco: Fernando Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Bete Mendes e Carlos Alberto Ricelli. 14 anos.
19h - Encontro com Fernanda sobre o filme Eles não usam black-tie e Casa de areia, que será exibido em seguida.
20h - Casa de areia
A viagem do português Vasco, esposa e sogra em busca de um sonho: viver em terras prósperas.
Direção: Andrucha Waddington. Elenco: Fernanda Montenegro, Fernanda Torrs, Seu Jorge, Luiz Melodia, Stênio Garcia e Ruy Guerra. 16 anos.
Quarta-feira - 15/04:
17h - O outro lado da rua
Mulher solitária que vive em Copacabana participa de um serviço da polícia que denuncia pequenos delitos.
Direção: Marcos Bernstein. Elenco: Fernanda Montenegro, Raul Cortez, Laura Cardoso e Luiz Carlos Persy. 12 anos
19h - Encontro com Fernanda sobre o filme O outro lado da rua e Central do Brasil, que será exibido em seguida.
20h - Central do Brasil
Filme comovente cuja personagem escreve cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil.
Direção: Walter Salles. Elenco: Fernanda Montenegro, Marília Pêra e Vinícius de Oliveira. 12 anos
Deixe o seu comentário