Colunas
É hoje!
Para pensar
“Uma política de drogas moderna tem de ser realista. Prevenir e retardar o uso e o abuso de drogas. Se a gente só olhar para a proibição, está tapando o sol com a peneira. É preciso coragem para colocar políticas públicas responsáveis.”
Ilona Szabó de Carvalho, durante o lançamento de seu livro, em São Paulo.
Para refletir
“É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.”
Madre Teresa de Calcutá
É hoje!
A friburguense Ilona Szabó lança hoje seu livro “Drogas: as histórias que não te contaram” no Rio de Janeiro.
O prefeito Renato Bravo pretende estar presente à cerimônia, que acontece no Parque Lage, a partir das 19h, e deve contar também com o ex-presidente da Colômbia César Gavíria como um dos debatedores.
Em Sampa...
Em São Paulo, anteontem, o lançamento lotou as dependências do teatro da Faap, e conseguiu a proeza de reunir numa mesma foto personagens como FHC, Drauzio Varella e Eduardo Suplicy, entre muitos outros.
Foi um grande sucesso, que reflete a relevância nacional e internacional que esta menina alcançou em tão pouco tempo.
Em tempo...
O Massimo já tem seu exemplar do livro, e pretende publicar uma breve resenha assim que a agenda permitir.
Balcão de Empregos (1)
A partir de hoje, o Balcão de Empregos irá fechar.
Calma.
Felizmente, é por apenas uma semana, para capacitação da equipe.
Mas por pouco, muito pouco, ele não fechou de vez.
A história é meio surreal.
Balcão de Empregos (2)
Como o leitor já deve saber, a unidade é fruto de um convênio com o governo estadual, que andava meio abandonado, por assim dizer.
Assim, tão logo assumiu a subsecretaria de Trabalho, Eder Carpi - o ex-vereador Ceará - tratou de ir ao Rio fazer contato com a secretaria estadual de Trabalho e Renda, de modo a renovar a parceria.
Balcão de Empregos (3)
Para sua surpresa, contudo, Ceará se deparou por lá com o processo de descredenciamento de Nova Friburgo já assinado. A cidade estava perdendo o Balcão.
A visita acabou sendo providencial, no último momento possível para que a situação pudesse ser revertida.
Resumindo a história, em tempo recorde o convênio foi renovado, o prefeito Renato Bravo já o assinou, e a unidade está sendo revitalizada através de equipamentos e do treinamento da nova equipe.
Visitas
Diversos encontros ou visitas dignas de nota aconteceram recentemente, ou vão acontecer nos próximos dias.
Abaixo o Massimo lista algumas destas atividades.
Colégio Nova Friburgo
No fim da tarde de terça-feira, 28, um grupo representando a associação de ex-alunos do Colégio Nova Friburgo reuniu-se com o prefeito Renato Bravo a fim de debater o futuro do imóvel que abrigou a instituição.
A visita teve como objetivo sensibilizar a Prefeitura no sentido de auxiliar a FGV no momento em que ela reassumir o imóvel, que ainda está sob a responsabilidade da Uerj.
De fato, o espaço é especial demais para não ser devidamente aproveitado.
Passando a experiência
O amigo David Massena tem peregrinado por instituições de ensino da região, sempre convidado a conversar com os alunos a respeito de sua obra e os caminhos de seu processo criativo.
Nessa rotina ele já passou pelas unidades do CPM em Bom Jardim e Nova Friburgo, e hoje faz escala no Educandário Miosótis, a partir das 19h, como parte do projeto “Quartas Literárias”.
Já no sábado, 1º de abril, o encontro será na Casa Escola Papete, a partir das 10h da manhã.
O Massimo, claro, recomenda enfaticamente.
Teoria e prática
Após conhecerem laboratórios do IPRJ na semana que passou, alunos de Engenharia de Produção e Administração da Estácio visitaram esta semana a ferramentaria Stamp & Molde, no distrito de Conselheiro Paulino.
O colunista publica a foto como forma de estímulo a intercâmbios de natureza semelhante entre o mercado e o meio acadêmico em nossa rica cidade.
Parabéns a todos os envolvidos.
Por falar nisso…
E já que falamos no IPRJ, ele será palco hoje para um workshop em Modelagem Computacional, a partir das 14h30.
O objetivo da atividade é apresentar à sociedade alguns dos resultados obtidos por estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação na área, deixando bem claro que os professores não estão em greve, e que os programas de pós-graduação, em sua grande maioria, estão funcionando.
Parece ser uma boa oportunidade conhecer um pouco mais este tesouro de nossa Educação.
IPVA parcelado (1)
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 28, projeto de lei dos deputados Wanderson Nogueira (Psol-RJ), Zito (PP-RJ) e Flávio Serafini (Psol-RJ) que possibilita o parcelamento do IPVA em até 10 vezes, além da dispensa da apresentação da quitação do imposto para realizar a vistoria.
IPVA parcelado (2)
A lei beneficia a servidores ativos, inativos e pensionistas, enquanto o Rio de Janeiro estiver em estado de calamidade financeira e com pagamentos atrasados ou parcelados. Para ter acesso à lei, o veículo deve estar registrado em nome do servidor. Cada pessoa tem direito a somente um veículo.
Aspas
Outro projeto do deputado estadual Wanderson Nogueira, que propõe o parcelamento do IPVA em até 6 vezes para os contribuintes do Estado, também tramita na Alerj.
“Aprovar esse projeto é um reconhecimento ao servidor ativo, inativo e pensionista. Se o Estado pode atrasar ou parcelar salários, por que eles devem pagar ao Estado se não recebe do mesmo? A lei ameniza e possibilita aos servidores continuarem honrando com seus deveres, mesmo em uma situação delicada”, destacou o deputado.
A lei agora segue para a sanção do governador Pezão.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário