Amma promove evento de saúde para festejar seus nove anos de fundação

segunda-feira, 13 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma) não deixará passar em branco o seu aniversário de nove anos de fundação, comemorado neste mês de abril. Para marcar a data a entidade promove em sua sede um evento de saúde nesta segunda-feira, 13. A programação terá início às 15h, com orientações sobre o autoexame das mamas, a importância dos exames médicos como mamografia e informações diversas sobre a saúde da mulher. “Este ano decidimos promover um evento voltado para a prevenção e para lembrar que 8 de abril foi o Dia Internacional de Combate ao Câncer”, destaca a presidente da Amma, Maria Helena Moraes dos Santos.

A iniciativa promete movimentar a sede da associação, localizada na Rua Mato Grosso 20, Centro (telefone 2526-5104). O encerramento está previsto para as 18h, com o Ponto de encontro, evento mensal da Amma, coordenado pela psicóloga voluntária Rosane Flores Pereira. A convidada especial será a fisioterapeuta Daniella Saldanha Balmant, que ministrará palestra sobre linfedema, transtorno nos movimentos do braço, comum às mulheres mastectomizadas. Também participará do encontro a fisioterapeuta Maura Salarine, voluntária e uma das fundadoras da associação.

Toda a comunidade está convidada para o evento em comemoração dos aniversário da Amma, fundada em abril de 2000 por Rosângela Coelho Gomes, com o objetivo de ajudar a esclarecer e prevenir o câncer de mama. A entidade já é referência na cidade e se destaca pelo trabalho que vem prestando ao longo de quase uma década. Atendimento psicológico e fisioterápico, empréstimo de perucas, chapéus e gorros para pessoas que estejam em tratamento de quimioterapia e aulas de artesanato são alguns dos serviços oferecidos pela Amma.

Sempre presentes em mutirões e eventos de saúde, as voluntárias da Amma fazem palestras sobre câncer de mama em diversos locais, além de confeccionarem próteses para serem adaptadas a sutiãs, maiôs e biquínis. Outro relevante trabalho prestado é a visita domiciliar ou hospitalar a pessoas que estejam em tratamento do câncer de mama.

A importância do autoexame

No Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama está entre as principais causas de morte entre as mulheres na faixa etária dos 40 aos 69 anos de idade. A doença afeta a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ela é relativamente rara antes dos 35 anos de idade, mas, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. De acordo com a OMS, nas décadas de 60 e 70 foi constatado um aumento de dez vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos registros de câncer de base populacional de diversos continentes.

Apesar das estatísticas alarmantes, o câncer de mama tem cura. Quando detectado no início o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%. Quase sempre não é preciso retirar toda a mama, e sim, apenas parte dela. Mas, se isto for necessário, a reconstrução imediata por meio de cirurgia plástica oferece excelentes resultados.

“É importante que as mulheres façam a sua parte e não deixem de fazer o autoexame mensal”, destacam as voluntárias da Amma. Além do autoexame, as mulheres com idade superior a 30 anos devem ter suas mamas examinadas por médicos ou enfermeiros uma vez por ano. A partir dos 40 anos a mamografia deve ser feita regularmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade