Sine die

segunda-feira, 13 de março de 2017
Foto de capa
A beleza da união — Aproveitando que a coluna de hoje dedicou tanto espaço à relação entre Nova Friburgo e a Suíça, o Massimo agradece a amiga Regina Lo Bianco por ceder esta bela foto, justamente dos jardins da Casa Suíça em nossa cidade. Com certeza, todos nós só temos a ganhar - aqui e lá - com o estreitamento destes laços.

Para pensar

“Os futuros não realizados são apenas ramos do passado: ramos secos.”

Italo Calvino

Para refletir

"Haverá verdadeira paz sempre que soubermos agradecer."

Meishu Sama

Sine die

O Massimo dedicou bastante espaço à Uerj ao longo da semana passada, e por isso mesmo retoma os trabalhos noticiando, com grande tristeza, que as aulas na graduação continuam sem data definida para serem retomadas.

A coluna do fim de semana já havia sido fechada quando o Fórum de Diretores divulgou nota atualizando o cenário.

Seguem alguns trechos.

Aspas (1)

“Apesar do Excelentíssimo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, acenar com algumas iniciativas que, até o momento não se concretizaram, permanecem os seguintes entraves ao início das aulas: a inexistência de um plano de regularização dos pagamentos às empresas terceirizadas; a ausência de um calendário de pagamento de salários, incluindo o 13º, e de bolsas estudantis; a falta de um calendário de repasses de verbas para a manutenção em geral, com previsão de repasse mensal de cota financeira, respeitando-se a autonomia da Universidade.”

Aspas (2)

“A Uerj entende que um fator crucial desta crise diz respeito ao pleno exercício de sua autonomia, inclusive financeira, e está preparando as medidas judiciais cabíveis para o cumprimento dessa disposição constitucional. Também estamos elaborando anteprojeto de lei, a ser encaminhado à Alerj, com a mesma finalidade.”

Frutificando

O recente encontro entre o prefeito Renato Bravo e o presidente da seção suíça da Associação Fribourg-Nova Friburgo, Raphael Fessler, já começa a gerar desdobramentos relevantes.

O colunista agradece ao ouvidor da Prefeitura, Girlan Guilland, pelas informações.

Concretos (1)

O Conselho do Estado de Fribourg decretou 2018 como o Ano Nova Friburgo na Suíça.

A partir de 15 de dezembro deste ano, dia de São Nicolau, terá início na Suíça uma extensa agenda de eventos que deve durar até 2019, quando será celebrado o bicentenário da saída dos primeiros colonos de Estaveyer Le-Lac.

Concretos (2)

De 13 a 18 de maio de 2018 Nova Friburgo receberá uma delegação de 400 suíços, que tomarão parte no 8º Encontro Comunitário Suíço-Brasileiro. O síndico do Canton de Fribourg confirmou presença no evento.

Em 1º de agosto de 2018 será realizado o Festivale Open Air, em Estavayer, com muita música, inclusive brasileira. Renato Bravo foi oficialmente convidado a levar uma pequena delegação para o evento.

Concretos (3)

A Associação Fribourg-Nova Friburgo vai fazer por aqui uma grande exposição fotográfica em comemoração ao bicentenário.

O local ainda está sendo escolhido, mas o prefeito já colocou à disposição a galeria do Teatro Municipal.

Está valendo

De acordo com o representante do governo do Estado de Fribourg, o acordo de intercâmbio econômico assinado em 1998, durante o governo Paulo Azevedo, continua valendo pelo lado suíço, apesar de ter sido sistematicamente ignorado por aqui.

Em 2010, inclusive, este era um dos assuntos que o ex-prefeito Heródoto foi tratar na Suíça. O documento busca fazer de Friburgo a "porta de entrada dos suíços no Brasil", e base para ações de intercâmbio turístico e diversos outros negócios.

Desafio

O Sr. Fessler, que também é o coordenador, na Suíça, dos festejos dos 200 anos de Nova Friburgo, entende que um dos esforços deve ser no sentido de envolver todos os 11 cantões da colonização nos festejos de 2018. Para tanto, ele se reuniu durante as Olimpíadas de 2016 com o então presidente da Confederação Helvética, Johann Schneider-Ammann, a quem pediu que o governo envolva os demais cantões na celebração de 2018, obtendo o compromisso de que correspondências seriam enviadas aos síndicos dos cantões.

Possibilidades (1)

Realizado anualmente no início de novembro, o Festival Gastronômico de Gruyeres tradicionalmente escolhe um país como tema.

Há, contudo, uma predisposição para que, pela primeira vez em sua história, ele seja dedicado não a um país, mas a uma cidade: exatamente Nova Friburgo, por seu bicentenário.

A concretização da homenagem depende do desenrolar das tratativas entre a PMNF e o Canton.

Possibilidades (2)

Realizada bienalmente, a Foire de Fribourg (feira de negócios das mais importantes na Suíça) cogitou ter Nova Friburgo como tema em 2011, e existe a possibilidade de nosso município resgatar essa condição para a edição de 2019.

Para isso, no entanto, a PMNF depende de apoio do governo federal, através dos ministérios de Relações Exteriores e do Comércio e Indústria, e ainda da parceria com a iniciativa privada.

Fenômeno (1)

Madrugada de domingo, o colunista estava acordado vendo a luta de nosso bravo Edson Barboza através de um canal de alta definição que, logo ficaria claro, estava sendo transmitido com atraso de aproximadamente dois segundos.

Fenômeno (2)

Pois bem, em certa altura ao longo do combate o Massimo foi surpreendido pelo som de uma manifestação coletiva nas ruas, equivalente à de um gol decisivo em final de campeonato.

Instantes mais tarde ficou claro o motivo da euforia geral: todos estavam acompanhando a luta, e já tinham visto o golpe decisivo que acrescentou mais um nocaute ao cartel de nosso Juninho.

Fenômeno (3)

É isso.

Edson, assim como o também lutador Marlon Moraes, se tornou um personagem de enorme poder de inspiração para a cidade, cujo nome tem levado aos quatro cantos do mundo.

E, a julgar pela reação do público cearense ao fim do combate, já começa a se consolidar também como um ídolo nacional.

Constrangimento?

Conforme o Massimo havia antecipado lá atrás, na coluna de 22 de dezembro, o PMDB acabou mesmo integrando o governo municipal, seguindo a tendência governista da sigla em todo o país, já há muitos anos.

Não é segredo que a oferta de cargos foi grande, e resta agora ver se os parlamentares terão condições de preservar sua inegociável função de fiscalizar o Executivo.

Até porque, apesar da disposição geral de assegurar governabilidade a Renato Bravo, já houve muitas divergências entre membros da bancada na atual legislatura.

Bandeira boa

Uma reunião realizada nas dependências da Câmara Municipal no último fim de semana promete levantar uma excelente bandeira para o engajamento da sociedade friburguense, que, além de gerar inestimáveis benefícios ecológicos, de quebra ainda pode agregar uma publicidade nacional e internacional bastante positiva para a cidade.

Mais detalhes nos próximos dias.

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.