(SECOM) O secretário de Turismo de Nova Friburgo, Sergio Madureira - que também é um dos vice-presidentes do Fórum Estadual de Secretários, pelo qual é ainda o líder da região Serra Verde Imperial -, participou nesta segunda-feira, 06, no Hotel de Realizações Alpina, no Golf, em Teresópolis, do seminário regional de turismo: Tendências e oportunidades no estado do Rio de Janeiro, numa realização conjunta da Federação dos Conventions and Visitors Bureaux (FC&VB-RJ) do estado, Secretaria estadual de Turismo, Esporte e Lazer e da TurisRio - Companhia de Turismo do Estado.
Acompanhado do secretário de Comunicação Social do município, jornalista Girlan Guilland, que representou o prefeito Heródoto Bento de Mello, aproveitando para fazer contato oficialmente com o prefeito teresopolitano Jorge Mário Sedlacek, em nome do chefe do Executivo friburguense -, Madureira fez questão de participar do evento, como sempre tem feito em oportunidades semelhantes, defendendo a integração regional cada vez maior. O secretário destacou que não somente os integrantes da região Serra Verde Imperial, mas os demais municípios circunvizinhos, a exemplo de Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro, Duas Barras, Cantagalo, entre outros, devem fazer parte dos planos de aumento dos fluxos turísticos no interior do Estado.
Em sua fala à mesa oficial do evento, Madureira aproveitou para reivindicar maior visibilidade para o município. No vídeo institucional, intitulado ‘O Rio é um só’ apresentado pela TurisRio sobre as atrações turísticas no Estado, as imagens friburguenses são ínfimas e não ultrapassam a três segundos, como haviam notado os dois secretários friburguenses. Madureira aproveitou para reclamar com o presidente Nilo Sérgio, comentando que, caso o prefeito Heródoto estivesse presente, certamente reclamaria, e que, conhecedor desse fato, não poderia deixar de mencioná-lo. A secretária estadual de Turismo, Márcia Lins, não pode estar presente, mas foi representada pelo presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Félix. Também estiveram presentes, o presidente do Convention Rio Visitors & Bureaux, Paulo Senise; o gerente de roteiros da CVC - empresa operadora de turismo - Valter Sabino, entre diversos outros representantes do trade, recepcionados pelo secretário de Turismo de Teresópolis, Michel Al Odeh, a quem o prefeito Jorge Mário agradeceu e parabenizou pela realização do evento na cidade serrana.
Oportunidades com a Copa de 2014
“Nossas cidades precisam caminhar juntas” - disse o prefeito teresopolitano, em seu rápido pronunciamento no encerramento do seminário, palavras que ressaltaria logo em seguida na conversa com os dois secretários municipais friburguenses. Ele disse estar particularmente feliz em ver as cidades serranas unidas, depois de ter iniciado seu discurso mencionando a presença do secretário de Turismo de Nova Friburgo, destacando que já tivera o prazer de conhecer Madureira.
O presidente da TurisRio, Nilo Félix - que falou em nome ainda da secretária estadual Márcia Lins -, também parabenizou o secretário de Turismo de Teresópolis, Michael Al Odeh pela organização do seminário, defendeu a realização de um evento conjunto Serra Verde Imperial, em breve, no Rio de Janeiro e ainda aproveitou para destacar que “as cidades fluminenses, tradicionais destinos turísticos, fiquem atentas às oportunidades relacionadas às grandes realizações, como a Copa do Mundo, em 2014 no Brasil e o Rio Olímpico 2016”. Para Nilo, “os destinos podem e devem organizar espaços e acomodações voltadas ao lazer e às atividades esportivas para atender à grande demanda que será gerada naquelas ocasiões”.
Com o diretor de planejamento da TurisRio, Sergio Mello, o secretário Madureira tratou da questão do cadastramento de hotéis e pousadas no município, cujo número está bem inferior ao que realmente existe. Ambos trataram de procedimentos futuros a respeito do assunto, a fim de normalizar a situação para que tais meios de hospedagem possam participar dos materiais de divulgação turística.
Além dos secretários de Turismo e de Comunicação Social, Nova Friburgo esteve representada no seminário por diversos empresários do setor, entre os quais Ronaldo de Amorim (restaurante Véu de Noiva), Carmem Domingues e Mariza Dominguez (respectivamente, dos hotéis Mirador Dominguez Master e Dominguez Plaza), Rosane Salcedo (restaurante Viva Rô) e ainda José Alexandre Almeida, do Convention Bureaux local.
Deixe o seu comentário