Somente nos primeiros cinco dias da Operação Itinerante, desencadeada pela Força-tarefa de Ordem Urbana, com agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), 42 multas foram aplicadas. Diariamente, um comboio com três viaturas, duas motos da autarquia e oito agentes percorrem vários pontos da cidade flagrando veículos em situação irregular – estacionamento em local proibido, carga e descarga, fila dupla, falta do cinto de segurança e outras infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Dois locais de grande movimentação são escolhidos a cada dia para a realização de blitz surpresa.
Na operação desta sexta-feira, 3, os agentes – comandados pelo assessor técnico da Autran, coronel Claudecir Ribeiro da Silva, iniciaram as operações na Rua Aguilera Campos, no bairro das Graças, onde flagraram veículos estacionados na calçada, em frente a uma oficina. Foi a primeira blitz da operação. De lá, em comboio, o grupo seguiu em direção ao Centro, flagrando motoristas cometendo infrações.
Na Rua Sete de Setembro, dois caminhões foram multados por estarem fazendo carga e descarga em área proibida. Mais adiante, na Avenida Alberto Braune, novas irregularidades: três carros de passeio parados em local destinado a carga e descarga. Também havia caminhões parados com a caçamba voltada para a rua. Na Rua Ariosto Bento de Mello os agentes multaram dois veículos – uma van e um caminhão, que faziam carga e descarga em local proibido – estacionados irregularmente.
Na Praça Getúlio Vargas, onde foi realizada a segunda blitz da operação, mais carros foram multados. Os agentes aproveitaram para fiscalizar táxis e vans parados nos pontos e checar se tinham autorização para a atividade.
Responsável pela Operação Itinerante da Força-tarefa de Ordem Urbana, o coronel Claudecir Ribeiro da Silva explicou que as incursões serão realizadas diariamente. O comboio sempre percorrerá um trajeto que atinja pelo menos dois bairros da cidade, escolhendo dois pontos para as blitz. Desta forma, aumentamos a abrangência da fiscalização, trabalhamos com o fator surpresa e prestamos contas à sociedade, que tem nos apoiado no sentido de combatermos as irregularidades, explicou, acrescentando que a transparência nas ações é o carro-chefe da operação.
De fato, pelo menos três pessoas – motoristas, inclusive – abordaram o coronel Claudecir durante a Operação Itinerante para denunciar locais em que são constantes as infrações de trânsito. O assessor da Autran explicou que a iniciativa também tem caráter educativo. Na Avenida Alberto Braune, por exemplo, os agentes orientaram um motorista que fazia carga e descarga a estacionar o veículo corretamente, com a carroceria voltada para a calçada.
Além disso, a Operação Itinerante também tem a finalidade de traçar um perfil dos motoristas, para o monitoramento das principais infrações e posterior campanha educativa. O superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda, que comanda a Força-tarefa, explicou que a operação estará nas ruas diariamente, e não apenas para multar.
Estamos aprimorando o diagnóstico do trânsito na cidade para sabermos de forma precisa as principais ocorrências e como corrigi-las o mais rápido possível. Desta forma, melhoraremos nossa atuação e orientaremos motoristas e pedestres para que respeitem as regras de trânsito. Todas as iniciativas da Força-tarefa de Ordem Urbana são planejadas com antecedência, com plano de metas e projetos para redução de incidências, explicou.
A cada semana serão divulgados os números de multas aplicadas. Paralelo a isso, os demais agentes de trânsito da Autran continuam nas ruas, na fiscalização de rotina.
AÇÃO INTEGRADA
Outra característica da Operação Itinerante é o trabalho em conjunto com os órgãos que compõem a Força-tarefa de Ordem Urbana. Nesta sexta-feira, 3, ao flagrar uma possível irregularidade no bairro das Graças, o coronel Claudecir Ribeiro acionou o Departamento de Posturas, que esteve no local e constatou o problema: uma oficina de carros foi autuada por ser reincidente e uma loja de material de construção notificada por ausência de alvará.
Deixe o seu comentário