Diagnóstico da segurança pública de Nova Friburgo será apresentado pelo Conseg nesta segunda, no Senai

segunda-feira, 06 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Nova Friburgo apresenta nesta segunda-feira, 6, às 9h, no auditório do Senai, a conclusão do Diagnóstico da Segurança Pública em Nova Friburgo, produzido pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (Cesec), com assessoria do Instituto Sou da Paz, de São Paulo. O diagnóstico foi contratado pelo Conseg e contou com a participação de secretarias e instituições do município, que foram ouvidas durante o processo de apuração dos dados.

Com o entendimento de que o município tem papel importante nas questões que envolvem segurança pública e prevenção da violência, a sociedade civil organizada, por meio do Conseg, decidiu buscar apoio técnico para a realização de um diagnóstico que permitisse um levantamento da real situação do município nas questões que envolvem criminalidade e violência. O diagnóstico tem como princípio servir como base para a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública.

Após a consulta de outras entidades, o Cesec foi escolhido para efetivar o estudo e recebeu a proposta como um desafio, tendo a parceria com o Instituto Sou da Paz representado um fortalecimento para o trabalho. O Cesec/Ucam empregou profissionais de alto conhecimento na área de segurança pública para realizar o diagnóstico, coordenados por Julita Lemgruber, mestre em Sociologia, que desde abril do ano 2000 é diretora do Cesec/Ucam.

Em 11 de abril de 2008 teve início o trabalho de campo para o diagnóstico. Através de entrevistas e visitas técnicas os pesquisadores puderam conhecer a realidade do município. Algumas dificuldades foram encontradas, como a falta de dados informatizados ou mesmo os números da violência desagregados, mas, ainda assim, segundo o Cesec, foi levantado um conjunto significativo de informações.

O estudo visa a servir como base para a formulação de programas e políticas de prevenção da violência. Com o diagnóstico o município pode ser incluído em políticas públicas para a prevenção da violência previstas no Pronasci.

É Importante ressaltar que o Conseg, por meio de seus mantenedores e instituições, investiu mais de R$ 20 mil neste estudo, objetivando contribuir com políticas públicas e prevenção da violência.

Após a apresentação do diagnóstico, que será realizada em cerimônia conjunta à posse dos novos conselheiros, eleitos para o biênio 2009/2010, o Conseg entregará o diagnóstico à municipalidade.

O cidadão ou instituição que quiser entrar em contato ou obter outras informações pode comparecer à sede do Conseg, na Rua Henrique Zamith 12, Centro (próximo à Casa dos Pobres São Vicente de Paulo) ou entrar em contato pelo telefone (22) 2522-3582 ou e-mail consegnf@gigalink.com.br. Para conhecer um pouco mais do trabalho do Conseg acesse www.consegnf.org.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade