(SECOM) - O secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, participa nesta segunda-feira, 6, da aula inaugural de lançamento do Pró-Jovem no estado do Rio. O evento será às 18h, na Escola Estadual Glauber Rocha, no Jardim Ouro Preto. Nova Friburgo foi um dos 16 municípios contemplados pelo programa.
Ao todo serão cinco mil jovens, de 18 a 29 anos, beneficiados com a elevação de escolaridade e cursos de qualificação profissional. Entre as oportunidades há cursos de pintor, ladrilheiro, chapista, manutenção de edificações, telecomunicações, sistema de segurança, manicure e pedicure, vendedor ambulante e eletricista de instalações, entre outras.
Cada aluno receberá bolsa auxílio de R$ 100 mensais durante o curso, que terá duração de 18 meses. “É uma excelente oportunidade para estes jovens, pois além de receberem diplomas de formação escolar, ainda aumentarão suas chances de inclusão no mercado de trabalho com a qualificação profissional”, disse o secretário Ronald Ázaro.
O Programa de Inclusão de Jovens integra a Política Nacional de Juventude do governo federal. Foi implantado em 2005, sob a coordenação da Secretaria Geral da presidência da República, em parceria com os ministérios da Educação, Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
No Rio de Janeiro o Pró-Jovem é executado pela Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, em parceria com as secretarias estaduais de Educação e Ação Social. Foram escolhidos para participar do programa municípios com até 200 mil habitantes. Além de Nova Friburgo, também integram o programa os municípios de Japeri, Queimados, Seropédica, Paracambi, Itaguaí, Nilópolis, Mesquita, Mangaratiba, Tanguá, Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Quissamã.
Deixe o seu comentário