Representantes da empresa RioCard estiveram em Nova Friburgo nesta sexta-feira, 3, para apresentar o sistema de bilhetagem eletrônica que deverá ser adotado nos ônibus urbanos. Entre outras vantagens, o sistema permitirá ao usuário fazer a integração em qualquer ponto de ônibus da cidade e também utilizar o bilhete em qualquer município do estado do Rio, onde o sistema já estiver implantado. O modelo a ser implantado, inspirado em Hong Kong, na Ásia, é considerado muito seguro, eficiente e já atende a 85% do estado.
A bilhetagem eletrônica funciona de forma semelhante a um cartão de banco, de crédito ou de telefonia e irá substituir o vale-transporte de papel. O novo sistema, entretanto, não acaba com a função do cobrador nos ônibus. Este ficará com a incumbência de receber as passagens pagas em dinheiro e também de fiscalizar os bilhetes gratuitos utilizados pelas pessoas da terceira idade, estudantes, portadores de necessidades especiais, entre outros. Os usuários poderão recarregar os cartões pela internet, nos postos autorizados e também agências específicas da própria empresa, a serem instalados em locais específicos da cidade.
Para implantar o novo sistema de bilhetagem eletrônica, a Friburgo Auto Ônibus (Faol) deverá fazer um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, além de outros R$ 7,5 milhões na aquisição de 30 novos ônibus para renovação de sua frota. Tanto a implantação da bilhetagem como os novos coletivos estão condicionados à vigoração da nova tarifa única, que está sub judice no TJ-Rio.
Durante a visita à concessionária de ônibus para a apresentação do sistema, os representantes da RioCard repassaram todos os detalhes do modelo à imprensa, mostrando suas virtudes para os usuários e também para as empresas que atualmente adquirem o vale-transporte de papel. Segundo eles, a implantação da bilhetagem eletrônica poderá acontecer em 60 dias, a contar da contratação do serviço.
Deixe o seu comentário