Colunas
Noite feliz
Para pensar
“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”
Evelyn Beatrice Hall
Para refletir
“A esperança é o sonho do homem acordado.”
Aristóteles
Noite feliz
Já era madrugada de quarta-feira, 8, quando o colunista deixou as dependências da Câmara Municipal, minutos após a aprovação unânime do novo Regimento Interno da Casa Legislativa friburguense.
Apesar do cansaço, no entanto, o Massimo estava feliz.
Afinal, esta foi certamente a noite mais gratificante, ao longo de todos estes anos cobrindo o dia a dia dos vereadores.
Desabafo
Porque, cá entre nós, cobrir política não é coisa fácil, sob o ponto de vista pessoal.
São muitas as vezes em que a canalhice prevalece, são muitas as vezes em que o último sorriso é o mofino, em que a ironia do “esperto” é recompensada, em que a fé no sistema é posta à prova.
Mas não desta vez.
Mérito
A nova legislatura, tantas vezes questionada em função da ausência de alguns dos principais oradores de nossa política, foi protagonista de um espetáculo democrático capaz de emocionar quem ama esta cidade e trabalha por idealismo.
Porque, nos bastidores, a podridão mais uma vez tentou articular, se infiltrar, e descaracterizar os pilares do novo documento.
Mas não prevaleceu.
Indigno
O colunista poderia falar aqui da falta de vergonha de ao menos uma emenda proposta, e poderia citar nomes também.
Foi tudo público, afinal.
Mas, sabe, o clima estava tão bom ao fim dos trabalhos - antigos rivais trocando elogios em reconhecimento e respeito, mesmo na discordância, como deveria acontecer sempre - que o Massimo prefere fazer sua parte e preservar a paz através de um sincero elogio coletivo.
Perspectiva (1)
O leitor menos familiarizado talvez não compreenda a importância do momento.
Mas o que aconteceu terça-feira não foi apenas a aprovação de um dos melhores regimentos de qualquer casa legislativa brasileira.
Não.
Perspectiva (2)
O que aconteceu nesta sessão histórica foi a opção da maioria pelo bom senso, por fazer o que é certo mesmo quando isso implica legislar contra os próprios interesses pessoais.
É esta a grande notícia, que abre a perspectiva de uma legislatura memorável, caso os edis conservem este mesmo espírito ao longo dos próximos quatro anos.
Exemplos (1)
A Câmara aprovou, por exemplo, o desconto salarial aos vereadores por faltas não justificadas a sessões ordinárias, bem como a perda do cargo em comissão após três faltas consecutivas igualmente não justificadas às reuniões.
Medidas estas que a imoralidade tentou, sem sucesso, enterrar antes ou durante a sessão.
Exemplos (2)
Outro exemplo foi dado pelo vereador Isaque Demani, ao retirar de votação uma emenda de sua autoria, após ouvir a argumentação - bastante respeitosa, diga-se - por parte de seus pares, a respeito das medidas que já haviam sido tomadas para preservar a Casa, sem abrir mão da ampliada participação popular.
Atitude exemplar.
Elegância (1)
De se registrar também o reconhecimento e as palavras elogiosas aos vereadores da legislatura anterior, que igualmente deram contribuição importante para a construção deste momento.
Diversos deles foram merecidamente lembrados ao longo das mais de nove horas de atividades praticamente ininterruptas.
Elegância (2)
O papel de mídia em geral, e de A VOZ DA SERRA em particular, também foi bastante lembrado nos discursos.
Sem qualquer vaidade ou pretensão, o Massimo fica feliz pela relação de respeito que se estabeleceu, sem troca de favores, nem tampouco inibições para que haja eventuais críticas de parte a parte.
Estamos do mesmo lado, afinal.
Justiça (1)
Por fim, sem qualquer intenção de provocar ciúmes ou reduzir o caráter profundamente coletivo do novo regimento, há que se reconhecer o empenho do vereador Professor Pierre, e registrar que foi uma grande sorte para a cidade que tenha sido ele o principal motor do novo regimento.
Justiça (2)
Porque Pierre é homem de caráter, dedicado, e que se move pelas paixões e interesses certos.
Alguém que merece ser respeitado, enfim.
Concorde-se com ele ou não.
Justiça (3)
Da mesma forma, a aprovação do regimento só ficou livre de estupros e violações graças à postura atenta e firme do presidente Alexandre Cruz.
Muito atuante nos bastidores, Alexandre mostrou que sabe ter pulso sem ser autoritário.
Qualidade rara entre os líderes na atualidade.
Próximo encontro
Vai bem a Câmara Municipal de Nova Friburgo neste início de 2017.
Resta esperar que o clima continue o mesmo hoje à noite, quando serão compostas as comissões da Casa, já em conformidade com o novo regimento.
A população, mais uma vez, está convidada a comparecer.
Até porque, a partir de agora, as comissões terão papel muito mais importante nos trabalhos legislativos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário