Saudade

terça-feira, 07 de fevereiro de 2017
Foto de capa
Saudade - Início de fevereiro é sempre época de sentir com especial intensidade a saudade de nosso querido patrono, Laercio Rangel Ventura, que há quatro anos nos inspira lá de cima. A direção de A VOZ DA SERRA optou por prestar sua homenagem da forma como Laercio certamente iria preferir: discretamente, como era do seu feitio. Apenas tocando o barco no rumo certo, levando informação aos nossos leitores e cobrindo o dia a dia da cidade. E assim continuar fazendo o que é nossa missão há quase 72 anos: noticiar os fatos com credibilidade e isenção. A saudade, no entanto, é proporcional à imensa falta que nos faz todos os dias. (Foto: Arquivo AVS)

Para pensar

“Saudade é melhor do que caminhar vazio.”

Peninha

Para refletir

“Para quem ama, não será a ausência a mais certa, a mais eficaz, a mais intensa, a mais indestrutível, a mais fiel das presenças?”

Marcel Proust

Dia agitado

A última sexta-feira, 3, foi um dia bastante agitado para a política friburguense.

O prefeito Renato Bravo convidou os vereadores Zezinho do Caminhão e Professor Pierre para que almoçassem com ele, e o cardápio incluiu diversas pautas importantes para a população no futuro próximo.

Prato principal

Durante o encontro, que contou também com a presença do vice-prefeito Marcelo Braune, os dois parlamentares apresentaram uma minuta do projeto de lei tornando definitiva a carga horária de 30 horas semanais aos servidores públicos de apoio à Educação.

Bravo não apenas acatou a proposta, como autorizou a divulgação da medida e assumiu o compromisso de enviar a proposta o mais rápido possível para a Câmara Municipal.

Sobremesa

Também foram discutidas outras demandas, tais como a questão salarial dos servidores municipais, incluindo os da Saúde e da Fazenda, e também aqueles que recebem vencimentos abaixo do piso nacional.

Dá para afirmar com segurança que haverá mudanças nesse sentido nos próximos meses.

Rotativo

Também já está na pauta de discussões do governo a retomada do estacionamento rotativo em Nova Friburgo.

Como de hábito, existem divergências no primeiro escalão sobre a forma de aplicação do sistema, uns defendendo a privatização, outros - como o Massimo - entendendo que a própria Prefeitura deveria administrar a cobrança, dando total transparência à aplicação dos recursos levantados.

Retrovisores

Inclusive, quem olhar para o passado recente da cidade, poderá observar o tipo de desgaste infrutífero gerado pela última proposta de privatização, que hoje, vale lembrar, nem mesmo é permitida por nossa legislação.

No entanto, a troca dos flanelinhas por um serviço não demasiadamente caro e que pudesse gerar melhorias sobre a saúde, por exemplo, certamente teria o apoio de grande parte da população.

Integração

Ainda na sexta-feira o prefeito Renato Bravo assinou decreto que promete, a partir do dia 20 deste mês, assegurar a tão falada integração plena ao transporte coletivo municipal.

Tomara que funcione, e que os custos não venham a gerar pressão excessiva sobre o próximo reajuste das passagens.

Aliás...

Já que estamos falando sobre Mobilidade Urbana, cabe registrar que a Associação dos Agentes de Trânsito de Nova Friburgo realizou reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira, 6, para tratar de temas como o reajuste do piso salarial; as viaturas que estão paradas; e o controle de tráfego no trevo de Mury, entre outros assuntos.

O grupo é unido e bem informado no que diz respeito a legislação.

Mudanças no ar

A Justiça está de olho, e é provável que haja mudanças no que diz respeito à isenção de IPTU de determinados servidores municipais.

Gente que tem isenção pode deixar de ter no futuro próximo.

Nada impede o governo, no entanto, de vincular os novos recursos à geração de gratificações salariais, por exemplo.

Fica a sugestão.

Correção

Em sua coluna do fim de semana, o Massimo afirmou que a leitura do novo Regimento da Câmara tinha seguido até o artigo 98, de 267.

A informação está equivocada.

Na verdade, a leitura foi até o artigo 89.

Entenda

A informação correta explica ainda melhor por que o presidente do Legislativo, vereador Alexandre Cruz, optou por antecipar para 14h desta terça-feira, 7, a sessão prevista para o dia 23, a fim de assegurar o tempo necessário para a leitura do documento e a apresentação de emendas, de tal forma que ele possa ir a votação na sessão ordinária que começa às 18h de hoje.

Será um dia bastante agitado na Câmara Municipal, portanto.

Fila zero (1)

O governo municipal continua promovendo seu louvável mutirão de cirurgias, tendo como meta zerar as longas e sofridas filas de quem aguarda há muito por uma contrapartida mais que merecida do Estado.

Fila zero (2)

Durante o último fim de semana foram realizadas diversas intervenções vasculares.

O Massimo se compromete a divulgar os trabalhos como forma de estímulo, e torce, verdadeiramente torce, para que este esforço não perca o pique ao longo do mandato.

Reforço

A notícia das cirurgias vasculares coincide com a incorporação aos quadros do cirurgião vascular Daniel F. Guimarães, cuja expertise inclui o vanguardista tratamento por espuma.

Seria muito bom, e parece viável, se nossa cidade pudesse se tornar referência no tratamento vascular.

Eis aí um legado bacana de ser perseguido!

Em tempo

Obviamente, a demanda por sangue é proporcional ao número de cirurgias, o que significa dizer que a hora de doar é agora.

Quem puder comparecer ao hemocentro tem nas mãos a chance de fazer uma boa ação, em momento muito oportuno.

Nota de pesar

A Executiva Municipal do PPL, composta pelo presidente Thiago Schaustz e pelos membros ex-vereador Gabriel Mafort, Gabriel Franco, Vicente Guerra, Evandro Rocha e Filipe Saturnino, divulgou nota em solidariedade ao ex-presidente Lula pelo falecimento de sua esposa, a ex-primeira dama Dona Marisa, e pediu ao Massimo que ajudasse na divulgação.

Entendendo que respeito é algo apartidário e deve ser exercitado na concordância e na discordância, o colunista registra a manifestação.

Aspas

“Não é sobre um partido ou sobre um governo. É sobre mais de 30 anos de companheirismo. É sobre amor. É sobre alteridade. É sobre ser humano. É sobre enfrentar todo tipo de investida, das menos às mais vis, juntos. É sobre estar sempre ao lado nas dificuldades e seguir em frente. É sobre ser porto seguro para navegar. É sobre solidariedade. É sobre crueldade e sobre resistência. É sobre as histórias que o Brasil constrói e dilacera.

E, definitivamente, é sobre amar. Sobre amarmos sempre mais.

Especialmente uns aos outros.

Marisa está nos nossos pensamentos e corações.”

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.