Para todos

sábado, 04 de fevereiro de 2017

Para pensar

“Resistência pacífica, mas não passiva contra as injustiças.”

Mahatma Gandhi

Para refletir

“A bravura de um homem está na junção da sua vontade de vencer e na sua resistência a derrotas.”

Marcelo Gigliotti

Gratidão

O Massimo começa a última coluna da semana agradecendo a todos os cidadãos atuantes que compareceram à primeira sessão ordinária do ano, na Câmara Municipal.

É sempre bonito ver a casa cheia, e há que se registrar que a população prestou muito mais atenção à leitura do novo regimento do que a maioria dos vereadores presentes, embora seja justo considerar que os parlamentares já conheciam o texto.

Frustração

Infelizmente, dado o volume de leituras obrigatórias, não houve tempo hábil para que a matéria fosse a votação, conforme seria a intenção da maioria.

A cobertura da sessão pode ser vista em detalhes na matéria dedicada ao tema nesta página, mas o Massimo pode antecipar que a leitura foi interrompida no artigo 98, e será continuada a partir das 14h de terça-feira, 7, para que as emendas possam ser apresentadas e a votação seja realizada no mesmo dia, impreterivelmente.

Comissões

Parece claro, a esta altura, que o regimento será aprovado, e as comissões serão formadas na próxima quinta-feira, 9, já sob sua batuta.

Um agente cancerígeno, no entanto, atua nos bastidores tentando descaracterizar pontos cruciais do documento, de modo que a presença da população continua sendo importante.

Ainda assim, é animador observar que a Casa tem se mostrado cada vez mais vacinada em relação a tais investidas, e a voz ranheta da velha política já não tem o alcance de outrora.

Para todos

Já que falamos tanto na Câmara Municipal, é importante registrar uma iniciativa que tem surpreendido muita gente.

Já faz alguns dias que o presidente do Legislativo, vereador Alexandre Cruz, tem agendado visitas de cortesia a representantes da sociedade civil, abrindo novos canais de colaboração ao trabalho dos parlamentares.

Agenda

Após um encontro inicial com os Rotarys locais, Alexandre visitou na quinta-feira, 2, a Câmara de Dirigentes Lojistas.

As próximas instituições a serem visitadas pelo presidente são Firjan, OAB, Afape, Laje, Apae, Diocese de Nova Friburgo, Associação Comercial e Justiça Federal.

Outros órgãos interessados também podem entrar em contato com o gabinete, e propor uma visita de natureza semelhante.

CDL

“Com o objetivo de estreitar relações institucionais, manter o diálogo aberto e consolidar parcerias o presidente da Câmara, Alexandre Cruz realizou na tarde quinta, 2, a primeira de uma série de visitas itinerantes ao Poder Judiciário, às entidades filantrópicas e aos órgãos do município.”

Segue

“Na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o chefe do Legislativo foi recebido pelo presidente, Braulio Rezende. Na oportunidade, o parlamentar colocou a Câmara à disposição da Associação e do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo.”

Aspas (1)

“O Legislativo estará trabalhando em conjunto com as instituições no sentido de buscar a concretização de uma gestão pública mais participativa. É importante agir com transparência, primar pelas decisões coletivas e garantir que a sociedade seja ouvida”, resumiu Alexandre Cruz.

Para ouvir melhor

Da mesma forma, Alexandre informa que a Ouvidoria da Câmara já está funcionando no 2º andar, podendo também ser acessada através do telefone 2524-1700, em ramal próprio.

O Massimo entende que ambas as medidas estão no rumo certo, dando maior incentivo à participação social nos atos do Legislativo.

Para falar melhor (1)

E para encerrar as notas sobre a Câmara, um crédito merecido.

Não é de hoje que o vice-presidente do Legislativo, vereador Marcio Damazio, vem trabalhando pela implantação e melhoria do serviço de telefonia móvel na zona rural friburguense.

Desde 2013, Damazio - à época presidente da Câmara - promoveu reuniões e comandou diversas alterações na legislação, sobretudo em adequação ao novo Código Florestal e às determinações da Anatel.

Para falar melhor (2)

O esforço sempre foi em torno da implantação de cinco torres (Centenário, Maria Teresa/Riograndina, Theodoro, Conquista e Amparo), e nesta semana o vereador reuniu-se com representantes da operadora Tim e com o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, com o objetivo de agilizar a licença ambiental da torre em Conquista, que será uma matriz e enviará o sinal para outras torres.

Aspas (2)

“Com as novas torres, áreas rurais do município que sofrem com a falta do serviço, como Santa Cruz e Salinas, não terão mais esse problema. Estamos nos empenhando e aguardando a liberação ambiental da secretaria de Meio Ambiente, porque esta torre trará um grande progresso para a região do 3º Distrito, e consequentemente para toda a cidade”, avaliou Damazio.

Guerreiros (1)

Confirmando os temores do colunista, a Uerj se viu obrigada a adiar mais uma vez o início das aulas do segundo semestre de 2016.

A nota divulgada na noite de quinta-feira pelo Fórum de Diretores da Universidade afirma que “tendo em vista o agravamento do estado crítico no qual se encontra a Uerj, com o aprofundamento do quadro descrito nas notas anteriormente emitidas, se vê, mais uma vez, obrigada a (...) transferir o início das aulas para a data de 13 de fevereiro de 2017.”

Guerreiros (2)

A nota afirma ainda que “muito embora a Comunidade Acadêmica venha expressando com vigor o desejo de retorno às aulas, reafirmamos que o senso de responsabilidade é o que impede, até o presente momento, a retomada das aulas, tendo em vista o cumprimento integral da missão desta universidade perante a comunidade universitária e a população do Estado do Rio de Janeiro.”

Atualização

A nota positiva fica por conta da reunião, realizada nesta sexta-feira, 3, entre a reitoria da universidade, a direção do IPRJ e o deputado estadual Wanderson Nogueira, com o objetivo de buscar meios de superação da crise e retorno à uma condição minimamente funcional.

O congresso Supera Rio em apoio ao Instituto Politécnico, anunciado em primeira mão pelo Massimo, tem agora a data preliminar de 17 de março para acontecer, ainda sem local definido, mas certamente em Nova Friburgo.

 

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.