Lucio Manfredi: “Quadrinhos são uma influência na minha vida desde a infância”

Um bate papo sobre quadrinhos e outras mídias
sábado, 28 de janeiro de 2017
por Diego Aguiar Vieira
Lúcio Manfredi e o livro
Lúcio Manfredi e o livro "Encruzilhada"

Lúcio Manfredi é um bocado de coisas. Embora já tenha roteirizado quadrinhos, sua faceta mais conhecida, provavelmente, é a de roteirista de TV e cinema, tendo colaborado em novelas, séries e minisséries que ficaram na memória, como A Casa das Sete Mulheres e Brava Gente. Ele também é autor de teatro; sua última peça, A Diferença Selvagem, é inspirada no mito sumério da descida da deusa Inanna ao Mundo Subterrâneo, apresentando um recorte do universo feminino, ilustrando as dificuldades sofridas pelas mulheres ao viverem e enfrentarem um mundo criado e dominado por homens. Como escritor, Lucio nos brindou com os fantásticos Dom Casmurro e os Discos Voadores (uma releitura da obra original, com muito mais paranoia e, bem, alienígenas) e Encruzilhada (Editora Draco), um romance maravilhoso e metafísico, sobre os muitos caminhos e jornadas que vivemos dentro de nós mesmos.

Light: Lúcio, fale um pouco sobre sua passagem pelos quadrinhos e como a linguagem se diferencia das outras mídias com as quais você já trabalhou.

Lúcio Manfredi: Só escrevi um roteiro para quadrinhos até hoje, “A Casa do Espírito” (“House of Spirit”), que foi ilustrada genialmente pelo Alex Genaro e publicada na coletânea Inkshot, que o Hector Lima publicou em 2013 pela ComiXology. Minha história foi inspirada na poesia do William Blake e conta o confronto entre um Jesus nietzscheano e Urizen, o deus-tirano que Blake inventou como crítica ao Deus bíblico. Foi uma experiência extremamente interessante porque, ao mesmo tempo em que o trabalho tinha semelhanças com as linguagens às quais eu estava mais acostumado — literatura e roteiros para audiovisual (principalmente TV) —, ao mesmo tempo tinha especificidades próprias, possibilidades de combinação entre imagem e texto que são muito diferentes do cinema ou da televisão. A imagem ganha uma dimensão ideográfica, que interage com a palavra de uma maneira que é exclusiva dos quadrinhos.

Seu romance mais recente, Encruzilhada, tem uma linguagem multiversal que lembra os quadrinhos ao apresentar as diferentes versões de um mesmo personagem e o seu confronto. Os quadrinhos são uma influência constante?

São, sempre. Os quadrinhos são uma referência na minha vida desde que eu aprendi a ler e, como quase todos os autores da minha geração, minha adolescência coincidiu com a explosão dos quadrinhos adultos na década de (19)80, coisas como Watchmen, Sandman, O Cavaleiro das Trevas, e que me marcaram muito, tanto em termos de estilo quanto de temática. Um dos meus primeiros contos longos de ficção científica, “O Fantasma na Máquina”, tinha uma ninjete que foi diretamente inspirada na Elektra do Frank Miller. Um dos meus primeiros contatos com a metaficção foi através do Homem-Animal, do Grant Morrison. As experiências do Alan Moore com magia estão em linha direta com minhas próprias pesquisas sobre a relação entre arte e esoterismo. E o Neil Gaiman continua sendo um dos meus autores preferidos.

E o que vem por aí? Teatro, TV, Cinema e quadrinhos? Tudo junto? Intermídia atômica?

Ainda não sei. Estou trabalhando atualmente em um novo romance, mas aos poucos, e tenho muitos planos, inclusive para pelo menos duas histórias longas em quadrinhos (uma delas, a adaptação do meu romance, Dom Casmurro e os Discos Voadores). Também tenho projetos para seriados de TV e webséries. Vamos ver em que ordem eles vão sair do forno. Mas gostei da intermédia atômica, acho que vou tentar alguma coisa por aí.

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