Heródoto define programa habitacional com a CEF

sexta-feira, 03 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou semana passada um programa que prevê a construção de um milhão de casas populares em todo o país. O pacote habitacional será financiado pela Caixa Econômica Federal, que analisará o cadastro dos mutuários efetuado pelas secretarias de Assistência Social dos municípios brasileiros e abrirá crédito à população, que poderá adquirir casa própria com prestações a partir de R$ 50, de acordo com a renda declarada.

As verbas destinadas a cada estado ainda estão sendo definidas pelo governo federal. No último dia 26 de março o prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado do secretário Geral, Braulio Rezende Filho, e do superintendente da Empresa Municipal de Habitação e Saneamento (EMHA), arquiteto Luiz Cláudio Ferreira, estiveram em Campos dos Goytacazes, onde participaram da primeira reunião com a superintendência da CEF sobre o destino das verbas federais, assim como prefeitos de várias regiões fluminenses.

O ex-governador e atual vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Moreira Franco, foi o mediador do encontro, orientando que todos os municípios realizem o cadastro de seus mutuários para a devida aprovação de crédito na Caixa. Em função disso, o secretário municipal de Assistência Social e vice-prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, está avaliando o processo de seleção, para dar início ao cadastramento.

O novo programa de casas populares do governo federal encontrou sintonia com o projeto habitacional do prefeito Heródoto, que pretende criar novas unidades domiciliares no município para a população de baixa renda, assim que o terreno que abrigará as construções for definido. Conhecido por se dedicar a soluções de habitação, o engenheiro Heródoto iniciou, na década de 1980, um processo contínuo de instalações de conjuntos habitacionais em diversos bairros de Nova Friburgo e foi responsável por prover a população carente com moradias de engenharia de qualidade e baixo custo.

Projeto em estágio avançado

Segundo o arquiteto Luiz Cláudio Ferreira, o projeto de construção de novas casas populares no município avança a cada dia. As plantas iniciais, que já mostram as edificações em três dimensões, revelam uma preocupação com o modelo de sustentabilidade adotado em todo mundo. Todas as casas serão separadas por uma cerca viva e o novo bairro, que abrigará as construções, contará com uma grande malha cicloviária. “A filosofia de nossos projetos está apoiada em uma ideia concreta de sustentabilidade, daí a importância da ciclovia, que permitirá aos habitantes do bairro o deslocamento dentro da localidade através de meios próprios e de baixo orçamento. Além disso, o exercício físico desenvolvido auxilia o cidadão na prevenção de doenças coronárias e respiratórias”, afirmou Luiz Cláudio, que aposta no uso da bicicleta como alternativa para o fim da emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre.

O arquiteto adianta que a arborização de todas as áreas do empreendimento, inclusive no limite entre os lotes, separados por cercas ecológicas, faz parte do plano sustentável exigido pelo próprio prefeito Heródoto e acalentado por líderes ambientalistas de diversos países. O projeto contempla, além das vias públicas e cicloviárias, a construção de postos de saúde, postos policiais, uma praça central, áreas de recreação e uma escola municipal de ensino fundamental. A população - que residirá em casas de 40 a 50 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha e banheiro - desfrutará de infra-estrutura básica de saúde, educação, lazer e segurança. “Esse empreendimento não é apenas uma solução para a carência habitacional da cidade, mas um sistema social completo, que atua em todas as instâncias essenciais do ser humano, possibilitando que o cidadão tenha acesso, com qualidade, a todos os serviços necessários à sua sobrevivência”, garantiu o prefeito Heródoto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade