Gigantes financeiros

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Entrega da Rais

O prazo para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2016 começa hoje 17, e vai até o dia 17 de março.O preenchimento e envio desse documento é obrigatório a todas as pessoas jurídicas que estavam com CNPJ ativo na Receita Federal no ano passado, com ou sem empregados, e a todos os estabelecimentos com Cadastro de Empresa Individual que possuem funcionários. Microempreendedores Individuais (MEI) só precisam declarar se tiverem empregados.

***** 

A declaração da Rais deverá ser feita somente via internet, pelo programa GDRAIS 2016, disponível no site www.rais.gov.br. A Rais é a fonte de informação mais completa sobre empregadores e trabalhadores formais no Brasil. Nela constam dados como o número de empresas, em que municípios estão localizadas, o ramo de atividade e a quantidade de empregados

Seguro desemprego

O valor da maior parcela paga pelo seguro-desemprego subiu de R$ 1.542,24 para R$ 1.643,72, segundo o Ministério do Trabalho. O reajuste leva em conta a inflação em 12 meses medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O novo valor do benefício é válido para todos os trabalhadores demitidos sem justa causa, pescadores artesanais em período do defeso, trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão e profissionais com contratos de trabalho suspenso.

Cartilha do Trabalho

O Ministério do Trabalho deve lançar nos próximos meses uma cartilha de orientações trabalhistas para empregadores e empregados do setor produtivo. O objetivo é tirar dúvidas sobre os direitos dos trabalhadores e esclarecer as características de cada tipo de contrato de trabalho, a fim de evitar problemas relacionados à segurança e fiscalização. A criação da cartilha foi decidida após um pedido do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que recebeu queixas de empresários sobre a interpretação das leis trabalhistas.

*****

 A iniciativa pretende conciliar os interesses dos setores social e produtivo e resolver questões polêmicas nas relações entre empregados e empregadores.É a primeira vez que o ministério elabora cartilha dessa natureza. O documento deve ser divulgado ainda no primeiro trimestre deste ano e será disponibilizado nas versões impressa e online para estabelecimentos industriais e comerciais.

Gigantes financeiros

Enquanto o governo discute maneiras de incentivar a queda dos juros como impulso à retomada da atividade econômica, números do Banco Central mostram que a concentração bancária no país, com os últimos negócios registrados no setor, continua a crescer. Dados relativos a setembro de 2016 revelam que os quatro maiores bancos no país – Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e Bradesco – concentram 72,4% dos ativos totais das instituições financeiras comerciais, de acordo com o Banco Central. Em 2000, os quatro maiores bancos do Brasil detinham uma participação de 50,4% no total de ativos.

Juros caem, PIB sobe

O mercado financeiro prevê que a taxa básica de juros, a Selic, feche 2017 abaixo de dois dígitos, em 9,75% ao ano, segundo Boletim Focus. A previsão é um recuo ante a aposta da semana anterior, de 10,25%, e acontece após o Banco Central ter anunciado redução da taxa em 0,75 ponto percentual, para 13% semana passada. O boletim traz também a primeira previsão para o PIB em 2018, de alta de 2,2%. Para este ano, a aposta é de 0,50%, inalterada desde três semanas atrás.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.