(SECOM) - Como nos velhos tempos. A tarde da última segunda-feira, 30 de março, registrou a reedição de uma cena emblemática da política friburguense. Marcando um estilo próprio de governar, o engenheiro Heródoto Bento de Mello, apesar de seus 83 anos, mostrava a vitalidade característica de quem se acostumou, ao longo do tempo e nos cargos públicos que exerceu, a liderar suas equipes, seus planos e suas ideias.
À frente de um pequeno grupo, acompanhado do coronel Hudson de Aguiar Miranda, superintendente da Autran, e de equipes de engenheiros da Autarquia Municipal de Trânsito, o prefeito-engenheiro analisou, in loco, as modificações que vem estudando desde a campanha eleitoral para implantar no entorno da Praça Marcílio Dias, no Paissandu, visando às melhorias de um dos principais gargalos do trânsito e do tráfego do centro urbano friburguense.
EM 15 DIAS
Acompanhado ainda dos engenheiros Antônio Rogério Pereira, gerente de engenharia da Rota 116 - concessionária responsável pela RJ-116, bem como do engenheiro Conrado Sichel, também da Autran, munido de um mapa com croqui do projeto de alterações na rotatória do Paissandu, o prefeito percorreu todo o entorno daquele logradouro.
Analisando e observando a situação de entrada e saída de garagens de condomínios, fluxo de veículos, tempos de sinais, situação de estacionamentos nas laterais, entre outros detalhes, o chefe do Executivo preparava as principais medidas, que começam a ser adotadas nos próximos 15 dias, para as inversões de sentido de direção, principalmente das ruas Leuenroth e Comandante Ribeiro de Barros (antiga Rua do Arco), e as proibições de paradas e estacionamentos no trecho.
ENTENDIMENTOS
Antecedendo às modificações, a Autran já vem estabelecendo entendimentos com moradores e comerciantes das proximidades. As mudanças no local constarão de pequenas obras de adaptação de trechos, como no caso da Rua Pastor Meyer (que liga a Trajano de Almeida ao Paissandu) e que também terá sentido de direção invertido. Também para a mudança de mão da Comandante Ribeiro de Barros, obras na agulha do sinal de trânsito criarão uma nova passagem de veículos em direção às avenidas Alberto Braune e Campesina.
A nova urbanização do entorno permitirá a criação de calçadões, como em toda a extensão (na qual será proibido estacionar), da Drogaria Monte Líbano à esquina seguinte, já no acesso ao Viaduto Geremias de Mattos Fontes.
O prefeito dedicou boa parte do tempo estudando e vendo as possibilidades para eliminar o sinal de trânsito da rotatória, na única faixa de travessia de pedestres do local. “Não se pode ter sinal aqui”, defendeu o prefeito em diversas oportunidades, mostrando que o equipamento é responsável por boa parte das retenções ocasionadas no percurso. “Na rótula não se pode ter sinal”, insistiu.
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