Atraso no pagamento de terceirizados adia retorno de adolescentes ao Criaad

Internos em semiliberdade devem voltar às unidades do Degase em Nova Friburgo e no estado na próxima semana
sexta-feira, 06 de janeiro de 2017
por Alerrandre Barros
O Criaad Nova Friburgo funciona na Rua Érico Coelho, no Prado (Foto: Arquivo AVS)
O Criaad Nova Friburgo funciona na Rua Érico Coelho, no Prado (Foto: Arquivo AVS)

A falta de funcionários para preparar a comida dos internos e fazer a limpeza no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em Nova Friburgo, fez com que o retorno de adolescentes que cumprem medida socioeducativa em semiliberdade fosse adiado para a próxima segunda-feira, 9. Os terceirizados cruzaram os braços porque o governo do estado vem atrasando o pagamento às empresas. 

O problema aconteceu em outros 16 centros do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) em todo o Rio de Janeiro. Segundo o Sindicato dos Servidores do órgão, os adolescentes foram liberados em 20 de dezembro para passar o Natal e o ano-novo com a família, mas não retornaram nesta segunda, 2, como de praxe. Uma decisão da Justiça determinou a volta na próxima semana para que o Degase regularize a situação.

“Apesar desse acordo não há garantia que no dia 9 esses serviços serão restabelecidos. O estado tem dívida de 54 milhões com fornecedores. Ficamos preocupados como vai ficar a situação”, disse o presidente do Sind-Degase, João Luiz Pereira Rodrigues.

Em Nova Friburgo, A VOZ DA SERRA apurou que a situação já havia sido normalizada na última sexta-feira, 6, no Criaad do município com a volta dos terceirizados. O Degase confirmou que na próxima segunda-feira, 9, adolescentes em conflito com a lei que cumprem a medida socioeducativa de semiliberdade retornarão, conforme decisão judicial, às unidades com todos os serviços funcionando normalmente.

“É importante esclarecer que nos Criaads os jovens realizam suas atividades fora da unidade, utilizando a rede pública (educação, esporte, cultura, saúde, lazer, etc) e, durante a semana, dormem na unidade. Nos fins de semana, após avaliação do comportamento dos adolescentes, eles podem dormir em sua residência”, informa a nota. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade