O torcedor do Friburguense já sabe quando verá a equipe novamente em campo por uma competição nacional. No dia 15 de fevereiro, os tricolores estão convocados a comparecer ao estádio Eduardo Guinle para apoiar o Frizão diante do Oeste, em partida que marca o retorno da equipe à Copa do Brasil depois de 12 anos. O duelo vai acontecer às 20h30. Os detalhes como preços e locais de venda de ingressos serão divulgados em breve pelo clube.
“O Oeste é um time da série B do Brasileiro e da primeira divisão de São Paulo, bastante respeitado, e possui uma estrutura diferente dentro do campeonato paulista. Mas eu entendo que as possibilidades de avançar aumentaram muito no Eduardo Guinle”, pondera o gerente de futebol José Siqueira.
As datas foram anunciadas pela CBF nesta quinta-feira, 5. A primeira fase da Copa do Brasil terá as partidas realizadas a partir do dia 8 de fevereiro (quarta-feira). São 80 participantes disputando 40 jogos. Nas oitavas de final entram os times que disputam a Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Grêmio e Chapecoense), o campeão da Série B (Atlético-GO), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz) e o campeão da Copa Verde (Paysandu).
Vale lembrar que a primeira fase da Copa do Brasil terá uma novidade em 2017. Ela será em jogo único, no qual o time visitante se classifica com um empate. A segunda fase também será decidida em uma partida, mas com disputa de pênaltis em caso de igualdade no tempo normal.
O destaque do primeiro dia, 8 de fevereiro (quarta-feira), é o Corinthians, que joga fora de casa contra a Caldense (MG), em Poços de Caldas. No dia seguinte entram em campo São Paulo, que vai a São Luís enfrentar o Moto Clube, e Vasco, que duela com o Santos do Amapá. A primeira fase será complementada nos dias 15 e 16 de fevereiro, com Cruzeiro, Fluminense, Internacional e Bahia, entre outros.
Frizão prepara Eduardo Guinle
O estádio Eduardo Guinle será palco de grandes momentos do Friburguense em 2017. O primeiro deles é a Copa do Brasil, e até lá, a casa do Frizão estará totalmente pronta para o duelo. Funcionários trabalham na limpeza e retoque na pintura das cadeiras, e reparos diversos em alambrados, vestiários e outros setores do estádio.
O gramado do Eduardo Guinle recebe atenção especial desde o final de 2016. O processo de adubamento foi concluído, e alguns pontos tiveram a grama replantada. Os cuidados são diários, com irrigação, corte e demais processos necessários, muitas vezes realizados pelo próprio gerente de futebol do clube, José Siqueira.
Historicamente forte quando joga em Nova Friburgo, o Friburguense voltou a fazer de sua casa um dos alicerces para o sucesso. A trajetória tricolor na Copa Rio de 2016 contou com cinco partidas na serra, onde a equipe conquistou quatro vitórias (contra Goytacaz, Boavista, America e Portuguesa) e um empate (diante do Resende). Foram 11 gols marcados e apenas três sofridos.
Roberto Junior é novidade
A novidade já na reapresentação do Friburguense foi o zagueiro Roberto Júnior. O atleta de 27 anos teve passagens pelas categorias de base do Vasco, e estava sem clube desde 2014, quando defendeu o Sampaio Corrêa-RJ. O jogador teve ainda passagens por America e Madureira, e chega para a sua terceira temporada com a camisa do Tricolor da Serra, clube que defendeu em 2009 e 2013.
Nos próximos dias, o Frizão também poderá anunciar novos reforços. O clube negocia com o atacante Wender, de 25 anos, que jogou pelo Serra Macaense e estava no Al Sahel, do Kuwait. De acordo com o gerente José Siqueira, o Tricolor da Serra deve fazer mais duas contratações além de Wender já nesse primeiro semestre.
“O único que temos conversado é o Wender. A gente conhece por vídeo, jogou contra nós pelo Serra Macaense e esteve muito tempo fora. A gente também precisa de um atacante de área e talvez mais um meia. Temos uma carência maior nessas posições”, disse o dirigente em entrevista a um site esportivo.
Até o jogo de estreia na Copa do Brasil o Friburguense deve disputar pelo menos dois jogos amistosos. Os adversários e datas ainda não foram confirmados. A base está mantida com Afonso, Cadão, Bruno, Sergio Gomes, Ricardo, Bidu e Ziquinha. Gleison, Lucas, Jefferson e Jefinho também devem retornar para a temporada, e alguns jovens ganharão mais espaço. João Victor, Rafael, Rodrigo, Lucas Toledo e Matheus são alguns dos nomes que irão compor o elenco.
Por outro lado, o Tricolor da Serra terá algumas baixas importantes. O goleiro Luiz Felipe, o volante Vitinho e o atacante Lohan foram emprestados ao Resende para a disputa da série A do carioca. O trio possui contrato até maio e deve retornar para a série B. Pierre, acertado com o Luverdense-MT, e outros atletas como Léo e Diego Guerra não permanecem.
Deixe o seu comentário