Rotary Suspiro entrega kits para crianças diabéticas e promove café árabe

quarta-feira, 01 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Rotary Club Suspiro mensalmente realiza a entrega de kits para medição de taxas de glicose, cumprindo um programa criado para atendimento a crianças que sofrem com diabetes. Somente menores carentes são beneficiados, depois de triagem feita pela Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), responsável pelo processo de identificação e seleção de crianças portadoras da enfermidade. Em Nova Friburgo estão cadastradas nesta condição mais de 60 diabéticos, doença que necessita de monitoramento diário, através de controle rígido feito por um medidor, com a utilização de fitas descartáveis.

Na cidade existem cinco clubes do Rotary, cada qual desenvolvendo um programa independente e autônomo de apoio a projetos sociais, que são escolhidos pelos associados.

Na última quinta-feira, 26, na sede do Suspiro, foi realizada mais uma entrega a quatro crianças que, acompanhadas de seus familiares e representantes da Adinf, receberam os kits que lhes possibilitarão o acompanhamento, através de medidores de taxas e fitas, que serão utilizadas em número de duas por dia, para um período de seis meses.

Campanhas são realizadas para aquisição desses medidores e fitas através da mobilização dos associados, que realizam eventos para angariar recursos e adquirir o material, segundo o presidente do Rotary Suspiro, o médico José Antonio Verbicário Carim. “O trabalho é extremamente gratificante, pois são crianças que não dispõem de recursos para monitoramento de sua doença e com esse programa conseguimos amenizar um pouco a dificuldade das famílias e proporcionar fundamentalmente melhor qualidade de vida a essas crianças. Estamos cumprindo rigorosamente o princípio ideário de Rotary, que é servir”, pontuou.

Na mesma reunião foi servido um café da manhã diferente do tradicional. O Rotary Suspiro se reúne às 7h30, toda quinta-feira, no Hotel Dominguez Plaza e, no decorrer da reunião, promove café da manhã. Mas no último encontro foi diferente, buscando promover alguns dos objetivos principais do Rotary, como o companheirismo, sócios libaneses e descendentes promoveram um café árabe, com produtos típicos, como coalhadas, queijos, uma variedade grande de chás, frutas, esfirras e uma dezena de outros itens, disseminando a cultura desses países no início da manhã. O presidente Carim, que recentemente esteve em viagem por aquela região, liderou o movimento junto à mulher Rejane, que teve ainda os sócios Cleonir Beiruth Schwartz, Jane Rezende, Roberto Botto e Lígia Nunes. Durante a reunião trajes típicos foram utilizados por participantes e fotografias num telão mostraram as tradições, costumes e hábitos dos países árabes. O objetivo foi compartilhar conhecimento e promover para as famílias e crianças portadoras de diabetes um ambiente diferente, agradável e inédito, compatível com as tradições dos colonizadores libaneses, e que despertou muita curiosidade em todos os presentes.

A campanha de aquisição de kits continua e interessados em adotar uma criança diabética, proporcionando por seis meses o monitoramento de sua doença, podem participar, bastando para isso visitar a sede do Rotary Suspiro, no Hotel Dominguez Plaza, entre 7h30 e 8h30, às quintas-feiras, para obter maiores informações e esclarecimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade