Massimo — 05/01/2017

quinta-feira, 05 de janeiro de 2017
Foto de capa
Sutilezas friburguenses — Vale a pena prestar atenção nessas montanhas. Basta chover após um dia quente, por exemplo, para que logo elas comecem a adornar o céu com nuvens recém-nascidas. O registro da cena foi feito nesta terça-feira, numa das encostas do Morro da Cruz.

Para pensar

“A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.”

Leon Tolstoi

Para refletir

“O autorrespeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo.”

Abraham Lincoln

Protagonismo necessário (1)

Conforme registrado pelo Massimo na coluna de ontem, o novo presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, vereador Alexandre Cruz, recebeu a imprensa em seu gabinete na manhã desta quarta-feira, 4, a fim de apresentar sua filosofia de trabalho e anunciar algumas das medidas programadas – ou ao menos planejadas – para seu mandato.

Protagonismo necessário (2)

Foi uma atitude oportuna por parte do novo presidente, insinuando a compreensão de que está à frente de um poder independente, com atribuições, responsabilidades e possibilidades próprias.

Parece um bom sinal. Afinal, a boa relação entre Legislativo e Executivo é necessária e salutar, mas há que se conservar a independência.

Concurso e LOM

O principal anúncio feito pelo presidente foi o de que Nova Friburgo será brindada com uma nova Lei Orgânica Municipal – que, em linguajar leigo, seria o equivalente à Constituição do município – por ocasião de seu bicentenário.

Alexandre, da mesma forma, confirmou que o edital do concurso público da Câmara deve ser divulgado no “início de fevereiro”.

Informações mais detalhadas a respeito das duas medidas podem ser lidas em matéria que A VOZ DA SERRA publica na edição desta quinta-feira, 5.

Austeridade e devolução (1)

Houve, contudo, diversas indicações importantes, que o Massimo reproduz hoje e nos próximos dias.

A primeira delas é de que o Legislativo municipal deve ter seu orçamento reduzido em aproximadamente 14% (de R$14 milhões para R$ 12 milhões, em valores aproximados), e também por isso austeridade é a palavra de ordem.

Austeridade e devolução (2)

De acordo com o presidente, um grande esforço em nome da economia já está sendo levado adiante.

Ainda assim, graças à citada redução orçamentária, dificilmente a nova Legislatura terá meios de repetir o volume de devoluções de recursos que marcou a gestão do presidente Marcio Damazio, em seus dois mandatos.

Transparência

Outra palavra importante, na visão de Alexandre Cruz, é transparência.

O presidente promete novidades quanto ao Portal da Transparência já nos próximos dias, bem como a realização de pregão eletrônico.

O colunista pode acrescentar aqui a sugestão pela observância de maior rigor quanto às nomeações de assessores parlamentares, uma vez que em tempos recentes houve fortes indícios de eventuais nomeações fantasmas, bem como de assessores sem a graduação necessária para a função que exerciam, ou deveriam exercer.

Relação com o Executivo

Alexandre Cruz voltou a afirmar que “a Câmara vai dar a governabilidade necessária” ao novo prefeito, porque “a cidade precisa disso”.

O presidente, contudo, afirmou que dar governabilidade não passa por uma postura de subserviência.

Aspas

“Fui líder de governo num momento difícil, e sempre fui fiel aos meus princípios. Tirei vários projetos de pauta porque não havia condições de votar. Na presidência essa postura será acentuada ainda mais, pois sei bem o tamanho da responsabilidade que tenho sobre os ombros. Dar governabilidade não é dizer amém, mas defender os interesses da população. Não é abaixar a cabeça, mas caminhar de mãos dadas. O Poder Legislativo é fiscalizador.”

Controle de pessoal

O chefe do Legislativo anunciou ainda que a partir da próxima semana a Câmara terá dois servidores destacados para a portaria, que irá funcionar das 9h às 18h todos os dias úteis.

Dois funcionários estão sendo capacitados a orientar qualquer pessoa que visite a casa, mas também são esperadas medidas de segurança, como a provável identificação de todos que entrarem no prédio.

Aspas (2)

“A Câmara Municipal é a casa do povo, não a casa da mãe Joana.”

Continua...

Nas próximas colunas o Massimo irá abordar outros temas relevantes levantados durante a coletiva com o presidente da Câmara Municipal.

Boa notícia!

A tradicional churrascaria Chimarron, em Mury, anunciou que volta a funcionar a partir de hoje, 5, em seu antigo endereço na Avenida Walter Machado Thedin, 2222, até a conclusão da reforma do espaço que foi recentemente atingido por lamentável incêndio.

O colunista e toda a família A VOZ DA SERRA desejam boa sorte à equipe deste que é um dos mais tradicionais restaurantes da cidade.

Excelente notícia

O Massimo tem a imensa alegria de informar que o último exame realizado com João Victor, filho da vereadora Vanderleia Lima, indicou a cura da difícil doença que ele bravamente vinha enfrentando.

Uma vitória de grande simbolismo, para dar a todos um pouco mais de esperança neste ano que se inicia.

Parabéns ao João, e todos que cuidaram dele.

 

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.