Massimo — 04/01/2017

quarta-feira, 04 de janeiro de 2017

Para pensar

Um bom começo leva a um fim de sucesso.

Para refletir

“Que cada um diga sua verdade com a franqueza de uma criança, e a flor não será tão linda, nem a morte tão feia, nem os segundos tão breves, nem as horas tão longas.”

Deuel Gontijo

Boas-vindas

Em sua primeira coluna de 2017, o Massimo dá as boas-vindas à nova administração municipal, encabeçada pelo novo prefeito, Renato Bravo, e seu vice, Marcelo Braune.

O colunista, assim como toda a população, torce pelo sucesso do programa de governo, e deseja que a cidade seja um lugar melhor para todos os seus habitantes daqui a quatro anos.

Não devemos nos esquecer que estamos todos no mesmo barco, e temos de acreditar que buscamos o mesmo objetivo.

Pilares da relação (1)

Parece oportuno, contudo, estabelecer assim, logo no início, alguns pilares de nossa relação.

A melhor forma para que a coluna possa ajudar a construir uma cidade melhor é ajudar a enriquecer a comunicação entre sociedade e entes públicos, quer seja divulgando à população informações relevantes a seu dia a dia, quer seja dando voz a esta mesma população para expressar seus anseios junto ao poder público.

Pilares da relação (2)

Essa segunda parte, em especial, muitas vezes é mal compreendida junto a diversos membros do governo — em especial os sempre gratos ocupantes de cargos de confiança — por muitas vezes reservar críticas ou insatisfações.

A experiência nos diz, no entanto, que tais manifestações deveriam ser avaliadas com preciosa atenção, na busca por respostas mais rápidas às necessidades da população.

Pilares da relação (3)

Desde já a coluna se coloca à disposição do governo, em seus diversos poderes e repartições, para dar publicidade a quaisquer iniciativas que atendam aos interesses da população.

Da mesma forma, o colunista reforça a necessidade de diálogo aberto com a administração, sobretudo em momentos de crise, a fim de que pequenos focos de incêndio não evoluam para queimadas sem controle, como pudemos ver em alguns episódios recentes de nossa história.

Pilares da relação (4)

Por outro lado, o Massimo enfatiza sua condição de independência, fazendo saber que dará voz a críticas sempre que julgar necessário, e espera que os vereadores assumam a mesma postura, fiscais legítimos que são.

A coluna obviamente estará sempre aberta a quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Desafio

Tanto a Prefeitura quanto a Câmara Municipal devem ter em mente que as eleições de 2016 foram marcadas e definidas por posturas de repúdio, e que, neste momento, as expectativas de grande parte da população junto à classe política são as menores possíveis.

Por isso mesmo, superar tais expectativas não deve ser tão difícil, num momento em que o verdadeiro desafio passa por reconquistar a confiança da população.

Caminho errado

Daí o entendimento de que os trabalhos legislativos começaram com o pé esquerdo, na lamentável sessão de 1º de janeiro que definiu a composição da mesa diretora.

Quem já cobre política há algum tempo sabe bem que muitos políticos em início de mandato se deixam levar pela arrogância da eleição recente, e que a humildade só começa a aparecer à medida em que novas eleições começam a surgir no horizonte.

Aconteceu no passado, e parece acontecer no presente.

Falta de lastro

Cabe lembrar, todavia, que esta postura é absolutamente incompatível com a atual (falta de) credibilidade da classe, e que no momento em que vivemos todos os mandatos começam no negativo junto à população.

Simplesmente não há espaço para vaidades ou picuinhas.

Coletiva

Uma boa oportunidade para começar a reverter essa impressão está marcada para hoje, 4, às 9h, quando o novo presidente da Câmara, vereador Alexandre Cruz, reúne a imprensa em seu gabinete para “anunciar as primeiras medidas de sua gestão no Legislativo Friburguense”.

A conferir.

Mais uma

O ano de 2016 se encerrou com mais uma vitória espetacular do lutador friburguense Marlon Moraes, campeão dos pesos Galo na WSOF, segunda organização mais importante do MMA mundial.

Marlon está invicto há cinco anos, e já não tem mais adversários em sua categoria. Por isso mesmo muitos acreditam que sua transferência para o UFC seja questão de tempo.

Menos uma

Por outro lado, conforme a coluna havia antecipado em primeira mão, Nova Friburgo começa 2017 sem poder contar com sua principal casa noturna.

A Chopperia Mais 1 encerrou suas atividades ao fim do ano passado, e o colunista parabeniza o empresário Alexandre Cola e todos os seus parceiros por terem conseguido manter a casa aberta até o fim do ano, apesar de todas as dificuldades.

Que venham novos empreendimentos do mesmo nível.

Antes que seja tarde (1)

A foto que ilustra a coluna de hoje foi feita na tarde de terça-feira, 3, e mostra um dos muitos buracos espalhados pela Rua Carlos Alberto Braune, especialmente no sentido de quem sobe.

Antes que seja tarde (2)

A situação é perigosa, especialmente para condutores de scooters de baixa cilindrada, cujas rodas pequenas dificilmente conseguiriam vencer este tipo de obstáculo sem provocar a queda do motociclista.

Fica a dica, portanto, para que algo seja feito antes que alguém se machuque desnecessariamente.

 

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.