Bispo maronita visita a cidade

quarta-feira, 01 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Esteve recentemente em Nova Friburgo, para uma visita de três dias (entre sexta-feira, 27 e domingo, 29), o bispo maronita dom Edgard Madi. Promovida pela Associação Cultura Líbano Friburguense, a visita busca divulgar os ritos maronitas, trazendo a proposta da implantação de uma igreja da ordem para a cidade.

Quando de sua chegada, o bispo foi recepcionado pelo presidente da Casa do Líbano Friburguense, Gilberto Sader, e comitiva. Acompanhado do padre Ihab Chamoun, também maronita, dom Edgard visitou a Praça das Colônias, onde conheceu personalidades e grande parte da cultura e comércio locais, além de ter realizado diversas orações, uma para cada colônia em que passou. Por fim visitou a Casa do Líbano Friburguense, onde consagrou uma imagem de Nossa Senhora do Líbano.

Conhecendo a cidade

No sábado, dom Edgard aproveitou para conhecer um pouco da cidade, além de visitar o Colégio Anchieta e a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, e a Toca de Assis, no Vale dos Pinheiros.

No domingo o bispo celebrou uma missa em aramaico na Catedral São João Batista, com a participação do padre Ihab e monsenhor Antonio Stael de Souza. Na ocasião, a tradicional missa das crianças também contou com a presença do prefeito Heródoto e sua esposa, dona Betty, que receberam a benção do bispo em nome de toda a cidade. Também receberam as bençãos de dom Edgard o casal Abdo Carim e Elza.

Encerrando a visita a Nova Friburgo, o bispo se despediu mantendo viva a chama de fazer dos ritos maronitas mais do que ocasiões especiais, mas sim, parte do cotidiano da cidade.

A origem da Igreja Maronita

A Igreja Maronita é uma católica, de rito oriental e tem plena comunhão com a Sede Apostólica Romana, ou seja, reconhece a autoridade do papa. Tradicional no Líbano, essa igreja oriental possui ritual próprio, diferente do rito latino adotado pelos católicos ocidentais. O rito maronita prevê a celebração da missa em língua siro-aramaico, a língua que Jesus Cristo falava, conforme foi celebrada na manhã de domingo, na Catedral São João Batista, inclusive com a presença do prefeito.

Além do presidente da colônia libanesa em Nova Friburgo, Gilberto Sader, de sua esposa, Leda Sader, do neto Matheus Sader, ainda estiveram presentes alguns descendentes de libaneses, como Nagib Nader, Libanesa Namen, Willen e sua esposa, Carmem, entre outros integrantes da colônia libanesa na cidade. Também participaram da reunião Ronaldo Vanzillotta, vice-cônsul da Itália em Nova Friburgo, o pastor Armindo Müller, chefe do cerimonial do Palácio Barão de Nova Friburgo, e dona Betty Rodrigues de Mello, esposa do prefeito Heródoto Bento de Mello.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade