Posse

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Pinçado da Internet:

“Papai Noel passou e acho que esqueceu a barriga aqui em casa.”

Luto

A moda brasileira está de luto.

Morreu Guilherme Guimarães, um dos maiores nomes da moda, costureiro que, apesar de gaúcho, era carioca como poucos.

Guigui, como fora apelidado pelo colunista Ibraim Sued, começou trabalhando na Casa Canadá, no Rio, e seguiu independente, fazendo carreira internacional.

Sua moda foi vendida para o exterior (EUA e Alemanha) – vestiu a maioria dos grandes nomes e trabalhou, também, para a Christian Dior no Brasil.

Conheci Guilherme em Friburgo, nos anos 70, quando era habitué na serra, em busca das rendas da Arp para suas criações e se hospedava no Hotel Sans Souci.

Premier repas

O primeiro almoço do ano merece ser bom. Bom, não. Inesquecível!

Do tipo iniciar 2017 com o pé direito.

E o empresário e amigo Flávio Stern manda avisar: o Trilhas do Araçari estará aberto no dia 1º, para almoço especial, celebrando o novo ano.

Na verdade, o Trilhas do Araçari é especial o ano inteiro! 

Na direção

Para conferir, a partir de 1º de janeiro de 2017, os alunos que buscam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, deverão fazer 5 das 25 aulas práticas em um simulador de direção veicular.

Museu (1)

Helena Caio, niteroiense, casada com Claudio Pessutti, sobrinho da saudosa Hebe Camargo, anunciou, recentemente, que a família está organizando uma exposição com as peças do vestuário, sapatos e outros objetos da inesquecível musa, cantora e apresentadora, prevista para acontecer em 2017.

O projeto vai virar museu.

Museu (2)

A memória parece estar mesmo no centro das atenções em 2017.

Esse ano mesmo, fruto do trabalho incansável da professora Lilian Barreto e do arquiteto Luis Fernando Folly, o projeto museológico de Nova Friburgo abriu as portas de uma sala ao menos, onde estão expostas as estátuas “As quatro estações”, relíquias doadas pela família Guinle ao povo de Nova Friburgo.

O Museu faz parte do projeto Fundação D. João VI, que pretende captar recursos para sua expansão.

Museu (3)

No Rio, pelas mãos da amiga querida Hildegard Angel, o White Room – O Salão Branco do Museu da Moda, na Casa Zuzu Angel, está pronto.

Ali estará guardado o acervo, doado e comprado em parceria com a sociedade civil e empresas, em condições ideais de temperatura e de proteção contra insetos, umidade e pragas.

“Ano que vem, se Deus permitir, o Museu estará de portas abertas expondo peças e registros da moda brasileira”, diz Hilde.

Posse (1)

O dia primeiro será de ressaca para muitos friburguenses, mas também será de festa.

Dia de posse para Renato Bravo, prefeito eleito de Nova Friburgo, e seu vice, Marcelo Braune.

A cerimônia acontecerá no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, às 14h.

Posse (2)

A cerimônia não tem nenhum atrativo, seguindo as normas legais do cerimonial público, onde o poder legislativo, através do seu presidente, dá posse ao executivo, eleito no último pleito.

A seguir, caminhando pelas ruas da cidade, com direito a banda de música, o prefeito empossado irá para o Palácio Barão de Nova Friburgo, onde receberá a simbólica chave da cidade pelas mãos do prefeito Rogério Cabral.

Em seguida, o prefeito Renato Bravo e seu vice Marcelo Braune assinarão o livro de posse e os novos secretários estarão investidos nos cargos para os quais foram escolhidos.

A prefeitura estará de portas abertas.

Posse (3)

Renato quer manter a tradição do “beija mão”.

O beija-mão é uma tradição de reverência a personalidades eminentes, praticada em várias culturas desde tempos remotos.

Na cultura lusófona suas origens são medievais, sendo um costume da monarquia portuguesa em Portugal depois herdado pela corte imperial brasileira.

D. João VI adorava, e fazia questão de estar com o povo nesse momento.

Hora de agradecer, sobretudo! 

Posse (4)

O novo governo já acenou que quer tudo muito simples, cumprindo as normas legais e sem qualquer sinal de festividade. Mesmo que seja dia de festa para quem aposta e lutou pela mudança.

Nada de coquetéis, brindes e flutes de champagne! A hora é de muito trabalho! E foco!

Aos amigos de longa data e caminhada, Renato Bravo e Marcelo Braune, os cumprimentos do colunista e o desejo de que Nova Friburgo viva tempos de harmonia e desenvolvimento.

E que o povo resgate o sentimento de pertencimento à cidade que tanto amamos!   

Toque

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem.

Quem dá esmola não dá futuro.

Ajude a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo pelos telefones  2522-1338/ 2522-4646.

 

Foto da galeria
Eleitos e já diplomados, Renato Bravo e Marcelo Braune ultimando os preparativos da posse que acontece no domingo (Foto: Arquivo AVS))
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.